Metodologias ativas no ensino da Matem´ática: (re)pensando a prática docente
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2021.21.115001.45-56Resumo
Muito se tem discutido sobre o modelo atual de ensino e como ele poderia ser implementado, neste sentido, é imperativo que se reveja a organização curricular, tempo e espaço das aulas, e as metodologias de ensino adotadas pelos professores. Segundo pesquisas, as metodologias ativas podem auxiliar a prática docente nestes desafios, pois assim o aluno é transformado em protagonista e responsável pelo seu aprendizado. Diante disso, o objetivo deste artigo é fazer uma reflexão teórica sobre o processo de ensino e aprendizagem focado na educação matemática com o uso de metodologias ativas. Para tanto, foram objetivos específicos: realizar uma revisão da literatura em livros e periódicos publicados nos últimos cinco anos versando sobre metodologias ativas para o ensino da matemática; conceituar tais metodologias e sua importância no âmbito do ensino escolar; e evidenciar algumas práticas verificadas e casos exitosos de suas aplicações. No que tange aos procedimentos metodológicos este estudo seguiu uma abordagem do tipo qualitativa, pois neste momento não se pretendeu construir indicadores sobre a relevância de tais produções.