A docência compartilhada em período de atendimento remoto
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2021.21.115257.6-17Resumo
A situação emergencial mundial, no âmbito da educação exigiu respostas rápidas que atendessem a demanda. Nesse sentido, os colégios da rede estadual do Paraná disponibilizaram aos docentes e discentes a plataforma Google Classroom que permitiu que conteúdos fossem transmitidos a muitos alunos. Essa investigação diagnóstica descreve como aconteceu a ampliação da participação dos alunos do 6º ano do ensino fundamental, de outubro a dezembro de 2020, nas aulas on-line pelo Google Meet, utilizando como procedimento metodológico para os docentes a docência compartilhada. A pesquisa teve caráter exploratório e descritivo e para elucidar como aconteceu a ampliação da participação dos estudantes nesse processo optou-se por elaborar dois instrumentos de coleta de dados do tipo questionário e dados compilados do Software Power BI. De acordo com dados observou-se que a soma das participações dos alunos em aulas on-line, onde a docência foi por disciplinas obteve um total de 25 (4,2%) participações. Enquanto, a soma das participações dos alunos nas aulas com docência compartilhada foi de 561 (95,7%). Logo, ao utilizar a docência compartilhada nas aulas on-line ampliou-se o número de participações dos alunos oportunizando maior interação em seu processo de aprendizagem.
Palavras-chaves: Docência. Ensino Remoto. Interação.