Educação a distância online na Universidade Federal de Uberlândia: um percurso em consolidação

Autores

  • Oliria Mendes Mendes Gimenes Universidade de São Paulo Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2014.14.11556.204-220

Resumo

A educação a distância (EaD) desde que foi contemplada na legislação vigente de nosso país, vem conquistando espaço em nossa sociedade e se consolidando como modalidade de ensino. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo analisar essa modalidade de ensino na legislação educacional brasileira, bem como apresentar a sua constituição na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Trata-se de um estudo bibliográfico e documental, com coleta de dados no website institucional do Centro de Educação a Distância da UFU (CEaD/UFU). A partir desses levantamentos apresentamos um breve histórico com base na LDB 9394/96 e sua implantação como modalidade de ensino no Brasil, bem como o percurso e sua constituição na UFU. Ao final, consideramos que o percurso na instituição tem avançado e vem conquistando espaço dentro do ambiente acadêmico, confirmando assim, os esforços desenvolvidos pelo CEaD, gestor da EaD na UFU.

 

Palavras-chave: Educação a distância online. Ensino Superior. Sistema UAB.

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Biografia do Autor

Oliria Mendes Mendes Gimenes, Universidade de São Paulo Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Católica de Uberlândia (2007), Mestre em Educação pela UFU (2012) e doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atua profissionalmente na rede municipal da cidade de Uberlândia/MG e como tutora formadora do CEaD/UFU desde 2009.

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Publicado

2014-04-30

Edição

Seção

Dossiê: E-learning e B-learning: pesquisas e experiências docentes