Aprendizagem ativa colaborativa em ambiente de webconferência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2021.21.215682.18-31

Resumo

Devido à pandemia da COVID-19, o ano escolar de 2020 tem se caracterizado pelo ensino remoto online, ocorrendo em ambientes virtuais de aprendizagem e/ou em ambientes de webconferência. Considerando este cenário, o objetivo do presente trabalho é apresentar estratégias para que aulas síncronas remotas em ambientes de webconferência possam ser manejadas de modo a incentivar maior engajamento dos estudantes, na perspectiva de uma concepção de aprendizagem ativa colaborativa. As estratégias foram elaboradas a partir da análise de dados gerados pela coleta de depoimentos, aplicação de questionários com professores da educação básica e do ensino superior e registro em diário de campo do uso de três ambientes de webconferência em uma disciplina de pós-graduação, no corrente ano de pandemia. Discute-se o que muda quando não se pode educar presencialmente, com o uso de plataformas de webconferências e suas funcionalidades, bem como de diferentes ferramentas digitais que podem auxiliar o professor a estimular a participação dos alunos durante as aulas. Como resultado, são apresentadas quatro modalidades de estratégias para gestão de aulas remotas online focadas na participação ativa e colaborativa dos estudantes, as quais podem ser aproveitadas por docentes de diferentes níveis de ensino e áreas do conhecimento.

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Biografia do Autor

Raquel Salcedo Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Departamento Interdisciplinar, do Câmpus Litoral Norte. Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, PGIE/UFRGS. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD, PEAD-CLN-UFRGS. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Letras - Português e Inglês (2008) e mestrado em Linguística Aplicada (2013) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Investiga a relação entre linguagem e cognição sob a perspectiva enativa, bem como implicações das Tecnologias da Informação e Comunicação nos processos de ensino e aprendizagem. Possui interesse em filosofia da educação, da ciência e da tecnologia, no ensino e na aprendizagem de línguas e em assuntos correlatos à interdisciplinaridade, sob diferentes ângulos.

Liane Margarida Rockenbah Tarouco, UFRGS

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Engenharia Elétrica/Sistema Digitais pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação onde assumiu em 2017 a função de Coordenadora e onde atua como docente e desenvolvendo pesquisa em mundos virtuais imersivos e mobile learning. Desenvolve atividade de pesquisa na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores.

Patrícia Fernanda da Silva, UFRGS

Possui graduação em Ciências Exatas pelo Centro Universitário Univates (2010); Mestre em Ensino de Ciências Exatas (2013); Doutora em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017) e Pós-Doutoranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente participa como membro do Comitê Gestor da Comissão Especial de Informática na Educação (SBC), desenvolve atividades de pós-doutorado atuando como professora colaboradora junto ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desempenha atividades no Projeto AVATAR (Ambiente Virtual de Aprendizagem e Trabalho Acadêmico Remoto) e também no Projeto AVAECIM (Ambiente Virtual de Aprendizagem Experimental em Ciências e Matemática) onde pesquisa sobre a eficácia do uso de ambientes virtuais, laboratórios reais e virtuais por adolescentes nas disciplinas de Ciências e Matemática.

Valter Roesler, UFRGS

Bolsista de produtividade CNPq. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1988), mestrado (1993) e doutorado (2003) em Ciências da Computação pela UFRGS. Atualmente é Professor Associado na UFRGS. Atividades atuais: Coordenador do laboratório do PRAV (Projetos em Áudio e Vídeo) – www.inf.ufrgs.br/prav. Líder do grupo de pesquisa de Telessaúde, no diretório dos grupos de pesquisa CNPq. Vice-diretor do CINTED (Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação). Orientador do PPGIE (Programa de Pós Graduação em Informática na Educação). Professor de Redes de Computadores. Coordenador do CT-Video (Comitê Tecnológico de videocolaboração). Principais temas de interesse: Telemedicina, Tele-educação, Multimídia e Redes de Computadores. Principais projetos: a) sistema de videoconferência Mconf, hoje mantido pela parceira Mconf Tecnologia (https://mconf.com/pt/) com o nome “ELOS” (https://elos.vc/home); b) Teleoftalmologia, em parceria com a Engenharia Elétrica e Telessaúde-RS; c) Educação em saúde, unindo alimentação, exercícios físicos e mudanças mentais para uma vida saudável; d) Monitoramento de redes, em parceria com operadora de telefonia móvel.

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Publicado

2021-07-26