A formação do(a) especialista em gestão pública: um relato de experiência do tutor presencial

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DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2021.21.215788.6-17

Resumo

O tutor presencial é um ator da EaD aliado no processo de aprendizagem dos alunos, entretanto poucos estudos protagonizam sua atuação. O presente trabalho é um relato de experiência do tutor presencial (TP) do curso semi-presencial no curso de Especialização em Gestão Pública ofertada por uma instituição pública federal do sudeste do Brasil experienciada do período de maio/2017 a dezembro/2018. O objetivo foi verificar o pressuposto que o TP somente realiza tarefas meramente administrativas. Assim, foi analisado junto a 45 estudantes por meio da observação participante e pesquisa documental, quais competências são utilizadas pelo TP para o alcance institucional do curso. Os resultados, apontam que a atuação do TP articula e identifica demandas trazidas pelos alunos. Conclui-se que, a escuta, se prestativo, dominar equipamentos tecnológicos, usar linguagem sem ruídos de comunicação, foram competências essenciais do TP para a concepção do curso GP.

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Biografia do Autor

Marcos Bezerra, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGAdm-UFES) na linha de pesquisa Organização e Trabalho. Especialista em Políticas de Promoção da Igualdade na Escola pelo Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (CE/UFES). Especialista em Gestão de Políticas Públicas pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (ICHS/UFOP). Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências e Educação do Espírito Santo. Professor de Informática Educativa na Prefeitura Municipal de Vitória.

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Publicado

2021-07-26