Universidade Aberta do Brasil Mediada por Software Livre
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2014.14.11605.98-118Resumo
O objetivo é descrever e analisar criticamente, em termos da inclusão e intercultura, a tecnologia educacional em rede mediada por software livre do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que abriga a modalidade educacional a distância. A abordagem metodológica contempla um estudo de caso com apresentação, situação-limite e viável-possível para os resultados destacados. Desta forma, criamos parâmetros unificadores (categorias) para análise na perspectiva da educação como prática da liberdade. Ao final, apresentamos, como conclusões, um mapeamento da situação atual sinalizando uma prospecção viável-possível e inovadora-sustentável para potencializar inclusão e diálogo intercultural nas comunidades colaborativas de softwares livres na educação aberta brasileira.
Palavras-chave: Universidade Aberta do Brasil. Tecnologia Educacional em Rede. Software Livre