Aprendizagem com mobilidade no ensino de conhecimentos químicos: reflexões de uma pesquisa realizada com professores em formação inicial

Autores

  • Liliane da Silva Coelho Jacon Universidade Federal de Rondônia UNIR
  • Irene Cristina de Mello Universidade Federal do Mato Grosso UFMT
  • Ana Carolina Garcia de Oliveira Universidade Federal de Rondônia UNIR

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2014.14.11606.235-248

Resumo

Na cibercultura tudo parece estar em rede e a rede está em todos os lugares (Paz, Neves e Alves, 2012). Ser conectado está no cerne dos governos, negócios, ciência, cultura e educação. A possibilidade de acessar informações no ciberespaço utilizando dispositivos móveis com acesso à Internet com conexão sem fio está revolucionando os processos de aprendizagem e o funcionamento de diversas instituições, entre elas, a escola. No entanto, a literatura acadêmica aponta que para incorporar as TIC de forma pedagógica e que resultem em verdadeira modificação no processo de ensino-aprendizagem é preciso repensar os currículos das licenciaturas, identificando e transformando as práticas dos futuros docentes a empregarem pedagogicamente essa tecnologia móvel em sua práxis pedagógica. Este trabalho apresenta uma pesquisa exploratória desenvolvida através de cooperação e colaboração por duas formadoras que elaboraram um estudo dirigido para ser utilizado em dispositivos móveis, com o objetivo de potencializar o processo de ensino aprendizagem dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), propiciando uma prática pedagógica para além do contexto formal físico e presencial. Apesar da grande expectativa de emprego desta tecnologia na área educacional, a pesquisa foi realizada em caráter voluntário, pois apenas alguns poucos acadêmicos tiveram acesso aos dispositivos móveis e também, com plataforma de trabalho compatível a utilizada neste trabalho. A pesquisa apresenta que a aprendizagem com mobilidade aumenta o interesse, a motivação e principalmente, a curiosidade dos acadêmicos em aprender de uma maneira diferente, mas, as limitações técnicas e sociais dos acadêmicos ainda são um grande problema a ser enfrentado.

 

Palavras-chave: Formação de professores. Aprendizagem móvel. Dispositivos móveis

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Biografia do Autor

Liliane da Silva Coelho Jacon, Universidade Federal de Rondônia UNIR

Professora do Departamento de Ciência da Computação

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências e Matemática PPGECEM da Rede Amazonica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC

Irene Cristina de Mello, Universidade Federal do Mato Grosso UFMT

Professora do Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso UFMT

Docente do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática PPGECEM da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC

Ana Carolina Garcia de Oliveira, Universidade Federal de Rondônia UNIR

Professora do Departamento de Química da Universidade Federal de Rondônia

Doutoranda em Educação pela Universidade de Campinas UNICAMP

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Publicado

2014-04-30

Edição

Seção

Dossiê: E-learning e B-learning: pesquisas e experiências docentes