Oficinas de formação de professores. Uma estratégia formativa para a introdução de ferramentas tecnológicas no ensino da geografia

Autores

  • João Paulo Curto Ministério da Educação, Portugal
  • Branca Miranda Universidade Aberta

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2014.14.11617.77-97

Resumo

É hoje evidente que existe um desfasamento entre as exigências criadas pela atual sociedade de informação e comunicação, marcada por uma ampla difusão de ferramentas tecnológicas, e as práticas escolares. Torna-se, assim, imperativo que escola se aproprie destas ferramentas, o que implicará uma revisão do modo como os professores ensinam e os alunos aprendem. Entende-se que esta revisão passará pela adoção de metodologias de orientação construtivista, possibilitando uma maior autonomia e criatividade do aluno. Por outro lado, considera-se que o desenvolvimento do raciocínio espacial é um aspecto fundamental na formação de cidadãos competentes e interessados. Apesar de os WebSIG (sistemas de informação geográfica disponibilizados na internet) possibilitarem a aquisição da literacia geográfica, a sua integração no ensino tarda em chegar. É objetivo deste estudo analisar o contributo das oficinas de formação de professores para a difusão da utilização de WebSIG no ensino da Geografia. A análise permite-nos inferir que os WebSIG são uma ferramenta tecnológica adequada ao ensino; a formação e a informação são essenciais para a apropriação destas ferramentas; a formação de professores realizada de uma forma adequada e intencional demonstra ser eficaz; que persistem algumas condicionantes para a utilização destas ferramentas.

 

Palavras-chave: Formação de professores. Educação Geográfica. Sistemas de informação geográfica.

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Biografia do Autor

João Paulo Curto, Ministério da Educação, Portugal

Professor de Geografia do ensino secundário, Mestre em comunicação educacional multimédia, Formador de professores

Branca Miranda, Universidade Aberta

Professora Auxiliar do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, Portugal.

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Publicado

2014-04-30

Edição

Seção

Dossiê: E-learning e B-learning: pesquisas e experiências docentes