A expansão da EAD no Brasil e a política para formação de professores

Autores

  • Maria Emilia Sardelich Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2014.14.11621.187-203

Resumo

Este artigo tem por objetivo relacionar a expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil do século XXI, com as políticas para a formação de professores a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei 9.394/1996. A pesquisa bibliográfica e documental analisa a normatização da EaD e os Programas para Formação de Docentes nessa modalidade, entre os anos de 1996 e 2012. Enfatiza que o crescimento da EaD no País está historicamente vinculado aos projetos governamentais para solucionar o crônico problema da carência de professores para a Educação Básica (EB).

 

Palavras-chave: Educação a Distância. Formação de Professores. Política Educacional.

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Biografia do Autor

Maria Emilia Sardelich, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora Adjunta Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Departamento Metodologia da Educação. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1997), Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD, pela Universidade Federal Fluminense (2011), em Tecnologias e Métodos de formação em rede: tutor on line, pela Universidade de Salamanca (USAL), Espanha (2006); em E-Learning pela Universidade Nacional de Educação a Distancia (UNED), Espanha (2005).

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Publicado

2014-04-30

Edição

Seção

Dossiê: E-learning e B-learning: pesquisas e experiências docentes