Ensino a distância e ensino presencial. Uma análise das principais diferenças socioeconômicas e das condições de oferta de curso aos graduandos em química licenciatura da UFS
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2014.14.11631.150-169Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir os principais aspectos socioeconômicos, bem como as condições de oferta de curso disponibilizadas aos licenciandos em Química da Universidade Federal de Sergipe (UFS), nas duas modalidades de ensino, que são: Ensino a Distância (EAD) e Ensino Presencial (EP). Utilizou-se como instrumento para coleta dados o questionário - em módulos específicos para cada categoria de participantes da pesquisa (alunos, professores e tutores). Por meio da análise dos dados, podemos afirmar que quanto as características dos alunos do EP e do EAD no tocante aos aspectos socioeconômicos, estas diferem em maior intensidade no que se refere a faixa etária de ingresso no curso, quanto ao exercício profissional e quanto a idade atual. Observou-se que os graduandos do EAD apresentam uma maior idade, em relação aos alunos do EP, tanto no momento de ingresso no curso quanto na faixa etária atual e que em sua totalidade exercem uma atividade profissional. Quanto às condições de oferta do curso, no EAD pode-se perceber a dificuldade no acesso a livros, bem como a falta de participação dos alunos dessa modalidade em grupos de pesquisa; outro destaque reside na baixa disponibilidade de tempo para estudar.
Palavras-chave: EAD. EP. Características.