Desafios da formação contemporânea e os caminhos da educação a distância influenciados pelo e-learning

Autores

  • Vanessa Nunes da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Isabel Cristina Auler Pereira Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2014.14.11673.119-133

Resumo

O principal objetivo deste artigo é enfatizar as recentes mudanças de paradigmas educacionais ocorridas em função do uso das tecnologias na educação, pois a sociedade está cruzando uma nova fronteira, vive-se praticamente em um mundo digital, graças ao potencial oferecido pelas novas tecnologias de comunicação. O desenvolvimento das tecnologias digitais e a profusão das redes interativas colocam a humanidade diante de novas necessidades do modelo capitalista, criando um cenário de incertezas. Nesse contexto, a educação a distância tem sido considerada como uma modalidade de ensino em crescente ascensão, sendo vista como uma das possibilidades de expansão do ensino superior. Neste trabalho citamos parte de estudos teóricos já existentes sobre o uso do e-learning com ênfase na educação mediada por tecnologias e utilizamos o método bibliográfico do tipo explicativo numa abordagem de cunho qualitativo. Este estudo demonstra que as novas tecnologias trazem consigo muitas facilidades, mas também introduzem novas exigências e competências no paradigma educacional, impondo adaptações e novos desafios na formação inicial ou continuada dos profissionais. Na educação, surge um novo paradigma que sugere um ambiente escolar diferenciado, proporcionando uma nova forma de cognição, que levará o aluno e professores a produzirem conhecimentos, tendo como suporte as tecnologias de informação e comunicação, dentro de um contexto interativo que envolve a realidade atual, o tempo e o espaço.

 

Palavras-chave: Educação a Distância. E-learning.  Interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Nunes da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Educação - Universidade Federal do Tocantins. Professora na Universidade Estadual do Maranhão. Coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação, da Universidade Estadual do Maranhão, campus Balsas.

Isabel Cristina Auler Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Orientadora. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora do grupo de pesquisa CNPq/Plataforma Lattes/UFT - NEPCE, Vice-Reitora Universidade Federal do Tocantins.

Downloads

Publicado

2014-04-30

Edição

Seção

Dossiê: E-learning e B-learning: pesquisas e experiências docentes