Vivências digitais e aprendizagem ativa na pandemia no ensino superior

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DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2022.22.116847.93-105

Resumo

Com as políticas educacionais voltando suas atenções cada vez mais às particularidades dos alunos, por meio do “Novo Ensino Médio”, por exemplo, ganha ênfase a discussão a respeito das metodologias ativas. Assim, este trabalho objetiva analisar os Projetos Integradores desenvolvidos pelos estudantes de Licenciatura de uma universidade virtual, a partir do cenário provocado pela pandemia da Covid-19, frente aos temas, metodologia de coleta de dados e sua forma de aplicação. Para tanto, utilizou-se a pesquisa documental, sendo selecionados de forma randômica três trabalhos que tiveram impacto nas comunidades inseridas, fizeram menção à pandemia e foram desenvolvidos no segundo semestre de 2020. Após análise dos documentos, é possível afirmar que os alunos têm sido capazes de redesenhar suas práticas para atender aos requisitos de aprendizagem durante a pandemia, mesmo com as metodologias ativas que, em tese, necessitam de mais contato físico e atividades locais. Os temas, problemas e os procedimentos para coleta de dados dos trabalhos analisados demonstram a segurança que uma pandemia requer e, por outro lado, a rigorosidade que a aprendizagem demanda.

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Biografia do Autor

Edison Trombeta de Oliveira, Univesp/Fatec

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). Mestre em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Atualmente é Designer Instrucional na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), responsável inclusive pelos cursos do Ensino Médio do programa Novotec, e professor do ensino superior na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec). Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação em Ambientes Digitais, educação a distância e educação baseada em tecnologias. 

Monica Cristina Garbin, Univesp/USP

Doutora em Educação (2014) e graduada em Pedagogia (2007), pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi visiting research scholar na Stanford University (2012), tendo participado de projetos relacionados a avaliação de tecnologias aplicadas à educação. É professora contratada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) no Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, na área de Didática. É professora da Universidade Virtual do Estado de São Paulo na área de Metodologia e Educação a Distância (EaD), pertencendo ao Núcleo de ensino, pesquisa e extensão em Tecnologias e Gestão. Realiza pesquisas na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática, Tecnologias Educacionais, Formação de Professores e Metodologias de Ensino.

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Publicado

2022-03-24