Educação a distância como estratégia de educação continuada

Autores

  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza
  • Adriana Teixeira Bastos Universidade de Fortaleza Universidade Estadual do Ceará
  • Mônica Mota Tassigny Universidade de Fortaleza
  • Maria Aparecida da Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Artur Gomes de Oliveira Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2014.14.11692.24-35

Resumo

As intensas mudanças que atingem o mundo do trabalho vêm obrigando os indivíduos a lutarem de forma intensa contra a obsolescência profissional. Com o advento das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a abundância de informações veiculadas pela Internet, uma das principais questões envolvidas diz respeito à transformação desse conteúdo em conhecimento. Nesse sentido, a investigação proposta neste ensaio teórico vislumbra apresentar a Educação a Distância (EAD) como estratégia de educação continuada em processos de desenvolvimento de pessoas em instituições públicas. A pesquisa fundamenta-se na metodologia qualitativa que se revela como uma forma adequada para entender a natureza de um fenômeno social. Infere-se dos dados e argumentos apresentados neste artigo que os programas de treinamento e desenvolvimento, de forma geral, introduziram a ideia da educação à distância como instrumento de desenvolvimento de competências organizacionais nas instituições públicas e em outras organizações.

 

Palavras-chave: Educação à Distância. Estratégia. Aprendizagem Organizacional.

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Biografia do Autor

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza

Doutorado em Administração (em andamento) na Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestrado Acadêmico em Administração (Unifor), Especialização em Saúde Pública (UECE) e graduação em Psicologia (UFC).

Adriana Teixeira Bastos, Universidade de Fortaleza Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1993) e mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2001). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual do Ceará. Em 2011 iniciou o Doutorado em Administração de Empresa da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, com previsão para conclusão em dezembro de 2014.

Mônica Mota Tassigny, Universidade de Fortaleza

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1994),doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris). Atualmente é professora titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGD) e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UNIFOR.

Maria Aparecida da Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Vinculada a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), onde atua na Área de Gestão Pública, e Educação a Distância, possui graduação em Administração de Empresas pela Escola Superior de Novos Negócios (1982), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000).

Artur Gomes de Oliveira, Universidade de Fortaleza

Graduado em Inglês pela Cambridge University (1983) e pela Michigan University - Ann Arbor (1988). É, também, graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe (1996) e, em 2002, concluiu o curso de Especialização em Administração e Supervisão Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras de Araras, Araras / SP. Em 2010, concluiu o Mestrado Acadêmico em Administração na Universidade Potiguar - UNP - em Natal/RN. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe e, em 2011, iniciou o Doutorado em Administração na Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Fortaleza/CE.

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Publicado

2014-04-30

Edição

Seção

Dossiê: E-learning e B-learning: pesquisas e experiências docentes