Os métodos de ensino da educação pública brasileira: uma perspectiva escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.117337.62-75

Resumo

O âmbito educacional sofreu diversas mudanças ocasionadas por períodos como a revolução industrial, o modo de produção capitalista, a divisão dos homens em classes etc. Em consequência disso, surgiram leis direcionadas à educação, além de declarações nacionais e internacionais que visavam a sua melhoria, até chegar a ser direito fundamental garantido pelo Estado a todo cidadão. Tendo isso em vista, o objetivo geral deste trabalho é analisar os métodos de ensino de uma escola pública por meio da aplicação de um questionário. Como metodologia, desenvolvemos uma pesquisa com uma abordagem qualitativa e descritiva. Além disso, utilizamos a observação direta para a obtenção das informações presentes nos questionários aplicados na escola. Como resultados da análise, verificamos que as respostas dos voluntários demonstram semelhanças em muitos quesitos, visto que apontam a família como instrumento que contribui para a formação do estudante e que a função social da escola é formar cidadãos. Como conclusão, percebemos que há a necessidade da criação de instrumentos metodológicos voltados à concretização dos conhecimentos obtidos em sala de aula, para que a escola possa operar de forma gradual e atualizada, inserindo instrumentos tecnológicos para a formação cognitiva, autônoma e profissional do aluno.

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Biografia do Autor

Joilton Garcia do Amaral, UERN/Mestrando

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atuante na área de Linguagens e sociedade e na linha de investigação Estrutura e funcionamento da linguagem. Licenciado em Letras Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2021). E-mail: joiltongarcia@hotmail.com

Jéssica Mariana Rebouças de Paula, UERN/Graduada

Graduada em Letras Língua Espanhola e Respectivas Literaturas (2021). Discente do curso de Letras Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas, ambas na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Exerce a docência como professora de língua espanhola há 1 (um) ano no Instituto Sonho Colorido, localizado na Rua Francisco Mota, 2010 - Presidente Costa e Silva, Mossoró-RN, 59625-300.

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Publicado

2023-03-22