Os métodos de ensino da educação pública brasileira: uma perspectiva escolar
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.117337.62-75Resumo
O âmbito educacional sofreu diversas mudanças ocasionadas por períodos como a revolução industrial, o modo de produção capitalista, a divisão dos homens em classes etc. Em consequência disso, surgiram leis direcionadas à educação, além de declarações nacionais e internacionais que visavam a sua melhoria, até chegar a ser direito fundamental garantido pelo Estado a todo cidadão. Tendo isso em vista, o objetivo geral deste trabalho é analisar os métodos de ensino de uma escola pública por meio da aplicação de um questionário. Como metodologia, desenvolvemos uma pesquisa com uma abordagem qualitativa e descritiva. Além disso, utilizamos a observação direta para a obtenção das informações presentes nos questionários aplicados na escola. Como resultados da análise, verificamos que as respostas dos voluntários demonstram semelhanças em muitos quesitos, visto que apontam a família como instrumento que contribui para a formação do estudante e que a função social da escola é formar cidadãos. Como conclusão, percebemos que há a necessidade da criação de instrumentos metodológicos voltados à concretização dos conhecimentos obtidos em sala de aula, para que a escola possa operar de forma gradual e atualizada, inserindo instrumentos tecnológicos para a formação cognitiva, autônoma e profissional do aluno.