Sequência didática gamificada: promover a aprendizagem baseada em jogos digitais na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.117448.76-90

Resumo

As práticas educacionais voltadas para a fase pré-escolar da Educação Infantil (EI) estão esbarrando em dificuldades para implementar o brincar nas escolas. Diante disso, se faz necessário fornecer aos educadores subsídios que os inspirem tanto a novas práticas pedagógicas brincantes bem como a colocar a cultura lúdica como um caminho para a aprendizagem desse público. Nesse sentido, esse estudo qualitativo buscou construir, em conjunto com docentes da área de EI, um exemplo de prática que usa sequência didática (SD) aliada a gamificação para promover atividades lúdicas que levem em consideração o cenário contemporâneo que os nossos alunos estão inseridos. Depois da proposta elaborada, a SD foi avaliada positivamente por docentes que atuam na pré-escola de um CIEP do Município do Rio de Janeiro, apontando que esta nova proposta metodológica poderá fomentar professores da EI a propor atividades educativas que tenham o brincar como foco e de forma significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monique D' Oliveira Mendes de Queiroz, Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA)

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioc (UNICARIOCA), Professora de Educação Infantil e Professora Articuladora na Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. 

Jorge Eduardo Mansur Serzedello, Observatório Nacional - MCTI e ao Centro universitário Carioca (Unicarioca)

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Coordenador da Divisão de Tecnologia da Informação do Observatório Nacional (MCTI) e ao Centro universitário Carioca (UNICARIOCA).  

André Cotelli do Espírito Santo, Centro Universitário Carioca

Mestre em Ciência e Tecnologia Nucleares, Professor no Programa de Pós-Graduação em Novas Tecnologias Digitais na Educação do Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA), Pequisador do Núcleo de Computação Aplicada (NuCAp) do Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA).

Antônio Carlos de Abreu Mól, Centro Universitário Carioca e Instituto de Engenharia Nuclear- IEN

Doutor em Engenharia Nuclear pela UFRJ, Professor do Programa de Pós-Graduação em Novas Tecnologias Digitais na Educação no Centro Universitário (UNICARIOCA), Pesquisador e Pró-Reitor de Ensino e Pesquisa do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq Nível 1C.

Ana Paula Legey de Siqueira, Centro Universitário Carioca

Doutora em Ciência, Professora no Programa de Pós-Graduação em Novas Tecnologias Digitais na Educação do Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA), Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq.

Downloads

Publicado

2023-03-22