Saberes populares e alfabetização científicas: possibilidades de um curso a distância na formação continuada de professores de ciências
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2022.22.217619.84-96Resumo
Este trabalho discute a essencialidade da formação continuada na carreira docente, assim como as possibilidades e contribuições de um curso de formação continuada de professores sobre saberes populares e Alfabetização Científica e Tecnológica, no contexto da extensão universitária e na modalidade a distância, para o desenvolvimento profissional de professores de Ciências da Natureza. O arcabouço teórico foi construído a partir dos aspectos políticos e históricos que alicerçam o uso da Educação a Distância e os apoios teóricos da estrutura do curso ofertado. Concluiu-se que o curso desenvolvido contemplou os pressupostos para um momento formativo adequado para os professores em atuação, assim como os aspectos necessários a uma formação orientada para a Alfabetização Científica e Tecnológica, proporcionando uma formação centrada na valorização cultural e a multiculturalidade em sua articulação com sabedoria popular.