Saberes populares e alfabetização científicas: possibilidades de um curso a distância na formação continuada de professores de ciências

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DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2022.22.217619.84-96

Resumo

Este trabalho discute a essencialidade da formação continuada na carreira docente, assim como as possibilidades e contribuições de um curso de formação continuada de professores sobre saberes populares e Alfabetização Científica e Tecnológica, no contexto da extensão universitária e na modalidade a distância, para o desenvolvimento profissional de professores de Ciências da Natureza. O arcabouço teórico foi construído a partir dos aspectos políticos e históricos que alicerçam o uso da Educação a Distância e os apoios teóricos  da estrutura do curso ofertado. Concluiu-se que o curso desenvolvido contemplou os pressupostos para um momento formativo adequado para os professores em atuação, assim como os aspectos necessários a uma formação orientada para a Alfabetização Científica e Tecnológica, proporcionando uma formação centrada na valorização cultural e a multiculturalidade em sua articulação com sabedoria popular.

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Biografia do Autor

Larissa Aparecida Rosendo da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Araras/SP

Mestre em Educação em Ciências e Matemática, Docente na Rede Municipal de Ensino de Araras (SP).

Tathiane Milaré, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Ensino de Química, Docente professora na Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2022-07-29