A salvaguarda de documentos, a difusão científica e a biblioteca digital da História da Educação
Resumo
Resumo: Na perspectiva da História Cultural, este texto insere-se na História da Educação e na História do Livro e sua relação com as tecnologias digitais, tendo por objetivo analisar a importância da criação da Biblioteca Digital de História da Educação como um artefato de pesquisa e difusão científica. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e exploratória tomando como aporte teórico-metodológico o método indiciário, impressos protestantes, divulgação científica (PORTO, 2009) e, a relação da História da Educação com as novas tecnologias (ROCHA e NASCIMENTO, 2020). Como resultado observou-se que a criação de uma base de dados amplia as oportunidades de historiadores da Educação e de outras áreas trabalharem com uma vasta documentação publicada durante o século XIX e início do século XX. Portanto, a Biblioteca Digital de História da Educação foi criada para difundir uma documentação histórica e contribuir para expansão de pesquisas cientificas. E possibilitará aos pesquisadores que tem se dedicado a conhecer mais os elementos debatidos pela literatura de uma época remota, em que os impressos se tornaram um dos principais meios de comunicação e suporte de circulação de ideias.