From principles to practice: an online learning experience on designing at brazilian university
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2022.22.317749.32-46Resumo
O vírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave Coronavírus 2 (SARS-CoV-2) afetou o ano de 2020 causando a migração dos currículos educacionais desenvolvidos na modalidade presencial para Educação Remota Emergencial (ERE). Durante 2020, o curso de pós-graduação "EDM 5188 - Preparação Pedagógica PAE: mediação pedagógica" ministrado em uma universidade pública do Estado de São Paulo (Brasil), em dois períodos em 2020: 22 de junho a 31 de julho; 3 de setembro a 14 de outubro, para cerca de 260 alunos de pós-graduação. O curso teve como objetivo contribuir para a melhoria da formação de pós-graduandos com foco na docência no ensino superior a distância, apoiado em ferramentas digitais de informação e comunicação que possibilitem a mediação pedagógica. Este trabalho, portanto, tem como objetivo apresentar o projeto pedagógico do curso desenvolvido, bem como a experiência de utilização de metodologias e pedagogias voltadas à educação a distância no ensino superior. A base para o desenvolvimento deste artigo são os dados coletados junto aos estudantes das duas ofertas, bem como a própria metodologia adotada pelos professores. Os dados coletados mostram que o curso possibilitou um crescimento na formação acadêmica dos futuros estagiários de magistério da Universidade.