A formação de professor na educação a distância: tensões e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.117752.4-13

Resumo

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) vêm sendo cada vez mais utilizadas nas instituições de ensino na sociedade contemporânea. A educação a distância (EaD), desfruta de tais dispositivos para aplicação na modalidade de ensino. No entanto, observam-se diversos desafios existentes na sua implementação e uso. O presente texto discute resultados de pesquisa bibliográfica, com cunho qualitativo, além disso, se valendo da aplicação de questionário aos coordenadores e alunos do Centro de Educação Superior a Distância (CESAD) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A fundamentação teórica apoia-se particularmente em autores como Freire (1996), Vasconcelos (2017), Romão (2020) e Censo da Educação Superior 2019, entre outros. Os resultados encontrados demostram que: o ensino à distância redimensiona o espaço geográfico. Apesar das barreiras existentes no ensino a distância vem como alterativa contemporânea para muitos que têm o direito de acesso ao ensino superior. Flexibilidade de planejamento e organização individual dos alunos no exercício tanto quanto possível de autonomia são princípios positivos. Desta forma, é mister realizar estudos dessa natureza para entender e divulgar os limites e possiblidades da EAD para centenas de alunos que têm nesta modalidade sua única chance de evoluir nos estudos.

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Biografia do Autor

Jhonatas Isac Pereira Lima, Universidada Federal de Sergipe (UFS)

Graduando em Licenciatura Geografia na Universiade Federal de Sergipe (UFS).

Eliana Sampaio Romão, Universidade Federal de Sergipe / UFS

Pós-Doutora em Educação, Doutora em Educação, Docente na Universidde Federal de Sergipe (UFS).

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Publicado

2023-03-22