O ensino de ortografia com uso de sequência didática e recursos digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.117793.47-61

Resumo

A alfabetização é uma etapa importante na educação, e ela requer diferentes fases, e uma delas é a aprendizagem da ortografia. No entanto, muitas crianças têm apresentado dificuldades na leitura e escrita das palavras, que tem se estendido ao longo dos anos de escolaridade. Considerando a tecnologia digital como parte do cotidiano das crianças, pressupõe-se que seja uma ferramenta auxiliar na aprendizagem e garanta novas metodologias para ensino da ortografia, que sejam mais atrativas e significativas ao aluno. Nesse contexto, a proposta deste trabalho é apresentar uma sequência didática aliada às tecnologias digitais que vise auxiliar o aluno no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética, precisamente na ortografização. A pesquisa, de natureza qualitativa, propôs, inicialmente, uma avaliação, por professores, das principais dificuldades dos alunos no 3º ano quanto a apropriação do sistema de escrita alfabético e, que resultou em outras duas etapas, que foi a construção de uma sequência didática e posterior avaliação por professores que atuam na rede pública nos anos iniciais do ensino fundamental. A partir dos resultados conclui-se que o uso de sequência didática aliada as tecnologias podem auxiliar na aprendizagem da ortografia, todavia o espaço escolar precisa se adaptar às novas demandas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Pereira da Costa Leite, UniCarioca

Professora do Município do Rio de Janeiro, Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca/RJ

Andre Cotelli do Espirito Santo, UniCarioca

Mestre em Ciências e Tecnologias Nucleares pelo IEN/CNEN; Doutorando no PPG Informática/UFRJ; Professor do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca/RJ

Ana Paula Legey, UniCarioca

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq Nível 2; Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ; Pós-doutorado no IEN/CNEN; Doutora em Ciências pelo IOC/Fiocruz; Coordenadora Adjunta e Pesquisadora do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca/RJ

Antônio Carlos de Abreu Mól, UniCarioca

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq Nível 1 C; Doutor em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ, Coordenador e Pesquisador do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca/RJ.

Downloads

Publicado

2023-03-22