Tecnologias digitais e pandemia COVID-19: desafios sentidos pelos professores da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2022.22.317831.121-130

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados de um estudo que teve como principal objetivo compreender como os professores do ensino básico perspetivaram o ensino remoto de emergência, os constrangimentos sentidos e aspetos positivos salientados, tendo em conta as tecnologias adotadas para a mediação pedagógica, durante a pandemia de COVID-19. Para a recolha de dados, acautelamos os procedimentos éticos, nomeadamente, o anonimato e a participação voluntária. Participaram no estudo 377 professores, que, responderam a um inquérito por questionário, que continha itens, em escala tipo likert, sobre ensino, aprendizagem e avaliação e terminava com duas questões abertas: 1) sobre os principais constrangimentos desta modalidade de ensino e 2) principais aspetos positivos. Utilizamos o software webQDA para apoiar a análise dos dados destas questões.

Os resultados relevam que a pandemia acelerou a urgência do digital na educação, obrigou professores e alunos a evoluírem, evidenciou as desigualdades entre os alunos com e sem computador, com e sem conectividade. Ao contemplar diferentes ritmos de aprendizagem, as tecnologias potenciam o desenvolvimento das competências ao nível das TIC; os alunos mais tímidos ou com mais dificuldades desenvolveram mais competências nesta modalidade de ensino, assim como, se verificou a melhoria do comportamento dos alunos.

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Biografia do Autor

Teresa Jesus Correia Santos, Universidade Lusófona

Pós-Doutorado em Ciências da Educação, Doutorado em Educação, Docente convidada na Universidade Lusófona do Porto, colaboradora no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED).

Maria Palmira Alves, Universidade do Minho

Doutora em Educação, Docente no Instituto de Educação da Universidade do Minho e investigadora Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED).

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Publicado

2022-12-01