A Inclusão na contemporaneidade e as discussões sobre as tecnologias assistivas em um curso a distância

Autores

  • Ivan Vale de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2014.14.11787.170-186

Resumo

Promover uma educação de qualidade que contemple as necessidades das pessoas é um dos novos desafios da contemporaneidade. Com a sua função socializadora e formativa do ser humano, os processo educacionais devem estar em prol da promoção humana. Em meio a esses novos desafios estar a Educação a Distância democratizando o ensino, diminuindo as distâncias e transformando realidades sociais. Nesse campo de transformação estar o processo de escolarização das pessoas com necessidades educacionais especiais numa perspectiva inclusiva. O presente artigo tem por objetivos discutir a importância da Educação a Distância, refletir sobre o papel das Tecnologias Assistivas no processo de inclusão das pessoas com deficiência e analisar as propostas do Curso de Aperfeiçoamento para Professores da Educação Inclusiva na modalidade EaD. Traz como metodologia análises documentais acerca da EaD e da Tecnologia Assistiva assim como uma apreciação do material do curso em questão, seguido de alguns depoimentos e como resultados apresenta-se análise dos benefícios proporcionados pela capacitação. Espera-se que o estudo contribua com as discussões acerca da inserção das tecnologias na inclusão e na escolarização de pessoas com necessidades especiais.

Palavras-chave: Educação a distância. Tecnologia assistiva. Educação inclusiva. Capacitação de professores.

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Publicado

2014-04-30

Edição

Seção

Dossiê: E-learning e B-learning: pesquisas e experiências docentes