Implementando quiz para aprendizagem da introdução à informática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2022.22.317901.47-62

Resumo

Este artigo embasou-se em observações realizadas com discentes, de diferentes cursos do Ensino Superior, num Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, durante a educação online no período da pandemia do Covid-19, onde jogos interativos online no formato Quiz foram usados. Neste contexto, surgiu a necessidade de investigar o formato Quiz e sua efetividade, tendo em vista que se faz necessária a busca por novos caminhos para tornar a aprendizagem mais dinâmica, significativa e proveitosa. Este estudo teve como objetivo geral analisar a implementação do Quiz no processo de ensino e aprendizagem. Estabeleceu-se como objetivos específicos: desenvolver um objeto de aprendizagem no formato de Quiz; averiguar a aderência da utilização do Quiz em turmas de diferentes cursos de Ensino Superior; investigar a efetividade do Quiz no processo de ensino e aprendizagem. Aplicou-se a técnica de questionário online para o levantamento de dados e informações, que na sequência foram tabulados e analisados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que a utilização do quiz “Arena do Saber” contribui na prática de ensino do conteúdo da disciplina de Introdução à Informática, confirmando sua eficácia como recurso pedagógico que motiva a ação dos discentes e auxilia no processo de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Marcos Antonio Gomes Xavier, Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ri

Doutorando do PPGI - UFRJ (Programa de Pós-graduação em Informática da Universidade Federal do Rio de Janeiro) em linha de pesquisa de Gestão em Sistemas Complexos. Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA). Especialização: em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ); em Gestão Pública Municipal; em Gestão em Administração Pública; em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD, pela Universidade Federal Fluminense (UFF); em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade; em Design Instrucional para EAD Virtual, pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Graduação em Sistemas de Informação, pela Faculdade de Informática Lemos de Castro (FILC).

Área de estudos e linha de  pesquisa: Ciência da Informação, Educação, Administração, Ciência da Computação, STARTUP e Empreendedorismo

 

Atividades que desempenha:

Sócio fundador e CEO da micro empresa Ita House Informática Ltda. Tutor presencial na Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ (CECIERJ). Parecerista de periódico na Revista Administração, Sociedade e Inovação (RASI). Gerente OJS (Open Journal Systems) na Revista Carioca de Ciência Tecnologia e Educação. Pesquisador e Líder no Grupo de pesquisa CNPq - Tecnologias Sociais para Popularização da Ciência. Pesquisador no grupo de pesquisa CNPq - (LABPROJTNE) Laboratório de Projetos de Tecnologia de Informação, Negócios e Economia criativa

Instituição a que está vinculado: Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGI/UFRJ)

Endereços - profissional: Rua Apodi, 6. Bento Ribeiro. Rio de Janeiro, RJ. Brasil. CEP 21331-380.

eletrônico: marcosxavier@ufrj.br 

 https://orcid.org/0000-0001-5898-416X

Bruno Lopes Xavier, Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ri

Titulação acadêmica e respectiva instituição: Mestre em Sistemas de Informação, na temática de "Modelagem de Negócio para Estúdios Independentes em Ecossistemas de Software de Jogos Digitais" pela UNIRIO (2020). Pós-graduado em Arquitetura e Engenharia de Software pela UNESA (2016), na temática de "Desenvolvimento Ágil de Jogos Digitais" e em Administração Pública Municipal pela UFF (2020), na temática de "Gamificação de Normas Regulamentadoras do Trabalho". Graduado em Sistemas de Informação pela UNESA (2014) e em Sistemas de Computação pela UFF (2012).

Área de estudos e linha de  pesquisa: Ciência da Computação / Subáreas: Desenvolvimento de Software.Arquitetura de Sistemas de Computação. Sistemas de Computação.

Atividades que desempenha: Profissional do setor público: concursado especialista em TI na Marinha do Brasil e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. No setor privado: colaborador da Ita House Informática ltda, atua na prestação de serviços e com editais de fomento (FAPERJ, MinC, entre outros). Atualmente colaborador no Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Virtuais de Produção (ISI SVP), atua no planejamento e execução de projetos de PD&I em temáticas como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Jogos Digitais, aplicadas aos diversos contextos da indústria do Estado do RJ.

Instituição a que está vinculado: Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Virtuais de Produção (ISI SVP)

Endereços - profissional: Praça Natividade Saldanha, 19 - Benfica, Rio de Janeiro - RJ. Brasil. CEP:  20911-210.

eletrônico: brunolopesx@hotmail.com 

https://orcid.org/0000-0003-3058-7917 

Ricardo Esteves Kneipp, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Engenheiro Paulo de Frontin

Doutor em Educação na Universidade Católica de Santa Fé (UCSF), Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e Ambiente pelo Centro Universitário Plínio Leite, Especialista em Gestão Pública (UFF), em Informática na Educação (UFLA), Gestão Estratégica (UCAM) e em Planejamento, Implementação e Gestão de EaD (UFF). Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Católica de Petrópolis (1996). 

Área de estudos: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino. Ciência da Computação / Subáreas: Sistemas Multimídia. Sistemas de Computação/

Especialidade: Banco de Dados; Análise de Sistemas; Informática na Educação; Ensino a Distância.

Linhas de pesquisas: Jogos Educacionais e  Robótica Aplicada

Atividades que desempenha: Diretor Geral e Professor de Empreendedorismo e Governança da Graduação e Pós Graduação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Engenheiro Paulo de Frontin. Pesquisador, líder do grupo de pesquisa, LABPROJTNE - Laboratório de Projetos de Tecnologia da Informação, Negócios e Economia Criativa. Experiência em Gestão e Implantação de Educação a Distância em Graduação e Pós-Graduação, em Coordenação de Cursos de Ensino Técnico, Graduação e Pós-Graduação (presencial e a distância), Membro titular do Conselho Municipal de Turismo, Membro titular e segundo secretário do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil do Município de Engenheiro Paulo de Frontin (2021/2023) e do Comitê de Governança Corporativa e de TI, Riscos e de Controle do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Instituição a que está vinculado: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Engenheiro Paulo de Frontin.

Endereços - Profissional: Av. Maria Luiza s/n, Sacra Família. Engenheiro Paulo de Frontin, RJ - Brasil. CEP: 26660-000

Eletrônico: ricardo.kneipp@ifrj.edu.br  

https://orcid.org/0000-0003-4899-1731

Paulo Victor Rodrigues de Carvalho, Professor nos programas de Pós-Graduação em Informática (PPGI/UFRJ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2003). Mestrado em Engenharia Elétrica (1982). Graduação em Engenharia Eletrônica pela UFRJ (1978)

 

Área de estudos e linha de  pesquisa: Pesquisas sobre instrumentação nuclear, ergonomia, engenharia cognitiva e engenharia de resiliência, atuando em temas como modelagem e segurança de sistemas complexos, tecnologia de informação e comunicação, projeto de interfaces humano-sistema, instrumentação nuclear. Aplica as pesquisas em diversos domínios, tais como, indústria nuclear e petroquímica, gestão de emergências e desastres, saúde pública, dentre outros. 

 

Atividades que desempenha:  Pesquisador do Instituto de Engenharia Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear e professor nos programas de Pós-Graduação em Informática (PPGI/UFRJ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de Ciência e Tecnologia Nuclear do Instituto de Engenharia Nuclear (PPGIEN) e do Mestrado profissional em Novas Tecnologias na Educação do Centro Universitário Carioca. Membro do corpo editorial do periódico Theoretical Issues in Ergonomic Science, consultor de agências de fomento e membro do Comitê de Avaliação da Área Interdisciplinar da CAPES/MEC. Foi diretor da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO) e membro do board da Resilience Engineering Association (REA). Em 2016 foi Co-Chair da XIII edição da Conferência Internacional sobre Sistemas de Informação para a resposta e gestão de crises (ISCRAM 2016), em 2014 e 2015 foi Co-Chair da primeira e segunda edição da International Conference on Safety Management and Human Factors realizadas no âmbito da conferência Applied Human Factors and Ergonomics (AHFE 2014, 2015). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-D do CNPq (2017-2021), Jovem Cientista do Nosso Estado (2009-2013) e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2014-2017).

 

Instituição a que está vinculado: Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGI/UFRJ)

Endereços - profissional: Térreo, Bloco E, CCMN/NCE, Cidade Universitária. Caixa Postal 68.530. Rio de Janeiro, RJ. Brasil. CEP 21941-590

eletrônico: paulov195617@gmail.com paulov@ien.gov.br 

https://orcid.org/0000-0002-9276-8193 

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Publicado

2022-12-01