O ambiente de aprendizagem e desempenho acadêmico do aluno no modelo E-flipped Classroom

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.218190.61-74

Resumo

Este estudo, realizado no ensino secundário português durante a pandemia Covid-19, descreve um ciclo de investigação-ação centrado na adaptação do modelo Flipped Classroom ao contexto online. O design do modelo Flipped Classroom para o contexto online (e-MFC) integrou as dimensões do modelo motivacional ARCS (atenção, relevância, confiança e satisfação) e desenvolveu-se através de aulas assíncronas (ASS) e síncronas (AS). Recolheram-se dados quantitativos e qualitativos para caraterizar o ambiente de aprendizagem gerado pelo e-MFC e analisar o seu efeito nos desempenhos académicos dos alunos comparativamente aos obtidos no modelo em formato convencional. Os resultados mostraram que o apoio dado pela professora, a equidade no tratamento dos alunos e a organização foram os aspetos que melhor caraterizam o ambiente de aprendizagem. As ASS atenderam às necessidades motivacionais dos alunos, permitindo-lhes desenvolver um trabalho autónomo. Porém, há aspetos no design das AS que carecem de melhoria para aumentar os níveis de atenção e satisfação dos alunos e, consequentemente, o seu envolvimento com as tarefas. Os desempenhos académicos dos alunos foram significativamente superiores no e-MFC comparativamente aos obtidos no formato convencional. Portanto, a incorporação do modelo ARCS no design do e-MFC permite criar ambientes de aprendizagem eficientes que atendem às necessidades motivacionais dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa Ribeirinha, Universidade do Minho

Licenciada em Química - Ramo Educacional e Mestre em Ciência, Tenologia e Segurança alimentar, pela Universidade do Porto, Portugal, Doutoranda em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho (Braga/Portugal), Investigadora do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (Braga/Portugal).

 

Bento Silva, Universidade do Minho

Doutor em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho (Braga/Portugal), Professor Catedrático, Investigador do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (Braga/Portugal).

Downloads

Publicado

2023-08-10