Práticas para um escola inclusiva: o papel da liderança

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DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2022.22.318208.78-92

Resumo

O líder de topo de uma escola não agrupada ou de um agrupamento de escolas tem um papel preponderante na seleção das lideranças intermédias na Organização Escolar, e, em particular nas coordenações de educação especial. Assim, a questão de investigação que norteia o estudo é: qual a importância do papel do diretor de escola na promoção de práticas promotoras da educação inclusiva? O estudo é de natureza qualitativa recorrendo à entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados. A amostra é constituída por um Líder de topo (diretor de um agrupamento de escolas) um Coordenador de Educação Inclusiva e um Coordenador de Educação Especial, todos da região centro de Portugal. Os cuidados éticos foram tidos em conta e os principais resultados relativamente à escola inclusiva para os alunos, são: em que consiste; qual a vantagem da sua atuação; os constrangimentos encontrados. A principal conclusão é que um Líder de topo, quando sensibilizado para o conceito de inclusão, é um elemento fulcral na adoção de práticas inclusivas e na preparação dos alunos pensando no seu futuro na sociedade.

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Biografia do Autor

Susana Oliveira Sá, Instituto de Estudos Europeus

Doutora em Educação, Docente no Instituto de Estudos Superiores de Fafe (Portugal), Pesquisadora no Instituto de Estudos Europeus

Olga Raposo, Agrupamento de Escolas da Sertã

Mestrado em Educação Especial no domínio cognitivo motor pela Escola Superior de Educação de Coimbra, Estudos Ibéricos pela Universidade da Beira Interior e Especialização em Educação Especial pela Escola Superior de Educação de Coimbra, Especialização em Administração e Gestão Escolar pelo Instituto de Estudos Europeus, Professora no Agrupamento de Escolas da Sertã (Portugal).

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Publicado

2022-12-01