Professor de Biologia Youtuber® e seu papel no ensino: reflexos no engajamento dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2022.22.318226.93-105

Resumo

O Youtube® é a maior plataforma de vídeos conhecida no mundo atualmente e com diferentes finalidades. No contexto de ensino de Biologia, vem se destacando ao longo do tempo por meio de iniciativas de professores independentes que compartilham seus conhecimentos na plataforma. Contudo, como problemática, este estudo levanta o seguinte questionamento: como os estudantes/usuários da plataforma têm reagido às vídeoaulas destes professores? O estudo teve abordagem qualitativa com delineamento exploratório. Os participantes deste estudo foram estudantes que interagiram por meio de comentários nos canais mais conhecidos sobre Biologia no Brasil. O instrumento de coleta de dados foi a observação participante, seguida da análise do conteúdo. Como resultados, constatamos que ainda que o Youtube® auxilie em processos de ensino e aprendizagem de Biologia, por si só é insuficiente para garantir a aprendizagem de conteúdos de forma integral, uma vez que as dúvidas levantadas pelos estudantes não são esclarecidas pelos professores. Além disso, o surgimento de uma pseudociência pode ser uma ameaça para estudantes que discutem os conhecimentos biológicos em articulação com religiões, ficção científica ou entretenimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dr. Douglas Carvalho de Amorim, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Ciências Biológicas/Licenciatura no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre (2015-2017) e doutor (2017-2021) em Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação na Educação (TDIC) na UFAL, com ênfase investigativa em games em processos de aprendizagem de Ciências Biológicas no ensino médio e superior com publicações sobre o tema em periódicos qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e capítulos de livros. Parecerista Ad Hoc da Revista Científica Intersaberes. Coordenador de projetos de produção de games resultantes de estudos investigativos do mestrado e doutorado a partir do uso do software RPG Maker MV®: Game "Invisible World" para o ensino de Citologia no ensino médio e Game "As Origens", para o ensino de Ecologia no nível superior. Cursa especialização em Diversidade Biológica na Faculdade Campos Elíseos (FCE) (2020-2021) e também especialização em Biologia Celular e Molecular na Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) (2021-2021). Idealizador e dono do canal no Youtube "Biologia 365", com ênfase em aulas de Biologia voltadas para o exame nacional do ensino médio (ENEM). Domina os idiomas estrangeiros inglês (Casa de Cultura Britânica) e espanhol (Casa de Cultura Campus)

Dr. Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Educação Física e Pedagogia e na Pós-Graduação -Mestrado e Doutorado em Educação e Doutorado em Ensino - Rede Nordeste de Ensino (Renoen). Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012). Realizou Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação (UFC, 2021), Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação Básica pela UNESCO (UNESCO/OEA). Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq. Na Gestão Universitária da Universidade Federal de Alagoas, exerceu os seguintes cargos: Direção da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), Coordenador da Universidade Aberta do Brasil, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação por três gestões, Chefe do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação do Centro de Educação e Vice-Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da UFAL. Tem experiência na área de Educação a Distância Online e Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores , formação continuada de professores, educação a distância, Integridade na Pesquisa, Ética e Inteligência Artificial, Tecnologias da Informação e Comunicação. Avaliador Institucional do INEP. Avaliador do INEP para Credenciamento de IES e polos para oferta de Educação a Distância. Avaliador do Inep para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de Direito. Avaliador Especial da Educação Superior (AEES) da SERES/MEC. Avaliador ad-hoc da SEED/MEC, Sesu/MEC (Reuni), CAPES, CNPq, FINEP, FAPEAL. Possui publicações nacionais e internacionais na área de Educação a Distância, Tutoria Online e TIC na Educação. Orientou 16 Teses de Doutorado defendidas na Universidade Federal de Alagoas. Co-orientou 1 Tese de Doutorado, defendida na Universidade Federal de Pernambuco. Orientou 42 Dissertações de Mestrado defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFAL, UFPB e Universidade de Aveiro (Portugal). Atualmente orienta 9 teses de doutorado, 4 dissertações de mestrado e 2 estudantes de Iniciação Científica.

Downloads

Publicado

2022-12-01