Impactos das tecnologias digitais no ensino de enfermagem: caminhos para inovação educacional
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.118298.26-35Resumo
Descrição: Trata-se de Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Objetivo: Analisar os impactos da incorporação das Tecnologias Digitais (TD) no Ensino de Enfermagem, considerando as constantes evoluções que cercam os segmentos da sociedade. Metodologia: Optou-se pela Revisão Sistemática de Literatura (RSL) em bases de dados indexadas, acessando estudos nacionais publicados entre os anos de 2016 e 2021, com as recomendações metodológicas Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses – PRISMA. Resultados: Foram selecionados 21 artigos, sendo a maioria publicados nos anos de 2018 e 2021. Da totalidade dos artigos emanaram duas categorias temáticas, sendo a primeira versando sobre os impactos dos principais tipos de TD incorporadas ao Ensino de Enfermagem contemporânea como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem na plataforma Moodle, realidade virtual utilizando software multimídia, videoaula, aplicativos digitais, hipermídia para o ensino da sistematização de enfermagem, teleconferências e videoconferências A segunda categoria temática elegeu os debates sobre a revolução que as TD estão proporcionando no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem, evidenciando que houve melhoria no resultado do aprendizado de estudantes. Conclusão: Salienta-se que é fundamental considerar que o universo digital tecnológico pode influenciar na motivação, reforçando e contribuindo para melhorar o desempenho no aprendizado dos estudantes de graduação em enfermagem atualmente.
Descritores: Enfermagem; Ensino; Tecnologia; Educação; Sociedade.