Impactos das tecnologias digitais no ensino de enfermagem: caminhos para inovação educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.118298.26-35

Resumo

Descrição: Trata-se de Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Objetivo: Analisar os impactos da incorporação das Tecnologias Digitais (TD) no Ensino de Enfermagem, considerando as constantes evoluções que cercam os segmentos da sociedade. Metodologia: Optou-se pela Revisão Sistemática de Literatura (RSL) em bases de dados indexadas, acessando estudos nacionais publicados entre os anos de 2016 e 2021, com as recomendações metodológicas Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses – PRISMA. Resultados: Foram selecionados 21 artigos, sendo a maioria publicados nos anos de 2018 e 2021. Da totalidade dos artigos emanaram duas categorias temáticas, sendo a primeira versando sobre os impactos dos principais tipos de TD incorporadas ao Ensino de Enfermagem contemporânea como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem na plataforma Moodle, realidade virtual utilizando software multimídia, videoaula, aplicativos digitais, hipermídia para o ensino da sistematização de enfermagem, teleconferências e videoconferências A segunda categoria temática elegeu os debates  sobre a revolução que as TD estão proporcionando no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem, evidenciando que houve melhoria no resultado do aprendizado de estudantes. Conclusão: Salienta-se que é fundamental considerar que o universo digital tecnológico pode influenciar na motivação, reforçando e contribuindo para melhorar o desempenho no aprendizado dos estudantes de graduação em enfermagem atualmente.

 

Descritores: Enfermagem; Ensino; Tecnologia; Educação; Sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia de Paula Alves Costa da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas (2010). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Coletiva com Pós-graduação em Saúde Coletiva (2014) e Mestrado em Enfermagem (2015). Atualmente Professora efetiva de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas/Campus Arapiraca na disciplina de Saúde do Adulto, Idoso e Mental e integrante do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde e Sociedade desta Universidade.

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel , Universidade Federal de Alagoas

Bolsista de Produtividade do CNPq (PQ 2), é licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Cesmac, especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Castelo Branco e especialista em Tecnologias em Educação pela PUC/RJ. É mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Realizou estágio pós-doutoral em Educação e Psicologia na Universidade de Aveiro, Portugal e estágio pós-doutoral em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, jogos digitais na educação, gamificação, metodologias ativas, educação online, webquest, tutoria e avaliação. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Cedu/Ufal). Atualmente é coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância e Coordenador Geral da UAB/UFAL, integrante do banco de avaliadores institucionais do INEP, professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas e líder do Grupo de Pesquisas Comunidades Virtuais - Ufal.

Meirielly Kellya Holanda da Silva

Graduação em Enfermagem pelo Cesmac (2009), especialização em Gestão em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - 2013) e em Enfermagem Dermatológica pela Faculdades Integradas de Patos/PB (2013), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL - 2015) e Doutorado em Biotecnologia em Saúde pela Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO (UFAL - 2020). É Professora da UFAL - Arapiraca no curso de Enfermagem, na área de Saúde do Adulto, Idoso e Mental.

Marya Fernandha Santos Santana

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca. Atualmente, realiza estudos em torno da temática Associação entre limitação funcional e qualidade de vida em pessoas afetadas pela hanseníase, junto ao Núcleo de Epidemiologia e Saúde Pública (NESP/UFAL). Colaboradora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) nos ciclos 2019-2020, 2020-2021 e 2021-2022. É membro do projeto de extensão Acolhimento e educação em saúde para mulheres na atenção especializada e prevenção do câncer de colo uterino desde 2021. É fundadora da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher (LASMU/UFAL) e diretora científica/acadêmica desde 2022. Foi monitora na disciplina Sociedade, Natureza e Desenvolvimento nos períodos letivos 2018.1 e 2018.2 e na disciplina Produção do Conhecimento: Ciência e Não Ciência no período letivo 2019.1. Foi coordenadora de eventos e comunicação no Centro Acadêmico A Voz da Enfermagem - CAVEn (UFAL Arapiraca) na gestão Mãos Dadas, de 2019 a 2022.

Downloads

Publicado

2023-03-22