Conditioning factors in the remote learning context in higher education
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2022.22.318349.19-31Resumo
Com o cenário epidemiológico produzido pela pandemia COVID-19, as tecnologias da informação aumentaram a sua importância na educação e se tornaram ainda mais significativas, obrigando a ajustes imprevistos e fundamentais na organização do trabalho. Para garantir que os alunos continuem aprendendo, esses desenvolvimentos nas instituições de ensino têm levado ao uso crescente da aprendizagem remota. Este estudo investiga os fatores que facilitam ou condicionam a percepção dos alunos sobre a sua eficácia percebida e desenvolvimento de soft skills num ambiente de aprendizagem remota durante o segundo bloqueio COVID-19, em Portugal. Entre 1 e 15 de março de 2021, 258 alunos (ensino superior) que estavam matriculados em aprendizagem remota responderam a um questionário transversal baseada na web. Os resultados da análise de regressão revelaram diversos fatores condicionantes para esta modalidade de aprendizagem que podem impactar na eficácia e no desenvolvimento de competências dos alunos: questões tecnológicas, condições de aprendizagem (por exemplo, autonomia, materiais de estudo) e desmotivação foram fatores significativos. Dadas as gerações atuais e futuras de estudantes, os resultados deste estudo fornecem pistas para que gestores e professores de estabelecimentos de ensino superior desenvolvam estratégias digitais para proporcionar ambientes de aprendizagem inovadores, atraentes e motivadoras.