Integração das TICs no âmbito das práticas pedagógicas de professores indígenas: um estudo exploratório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.218359.34-47

Resumo

Este artigo teve o objetivo de evidenciar os desafios que os professores indígenas têm para integrar as tecnologias da informação e comunicação na sua prática docente. Como metodologia, adotou-se a revisão bibliográfica e levantamentos de dados por meio de questionários, que foram aplicados de forma online através do Google Docs, além de análise descritiva e qualitativa dos resultados encontrados. Os principais resultados encontrados na pesquisa foi que a maioria dos professores indígenas que fazem o uso das TIC em sua prática docente não exploram de forma significativa o potencial que as tecnologias podem trazer para as suas aulas e favorecer o ensino e aprendizagem dos alunos, e aqueles que não utilizam reconhecem que é importante incluí-los na sua prática docente, desde que professor saiba utilizar essas tecnologias além de apontar que a escola tem que disponibilizar equipamentos tecnológicos para a atuação do professor. Fatores como não possuir habilidades para integrar essas tecnologias na sala de aula, resistência por integrá-las nas suas práticas docentes, falta de capacitação do professor e ausência ou insuficiência de equipamentos foram os principais desafios apresentados com relação a maioria dos professores indígenas no que se refere a integração das TIC em sua prática docente

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Biografia do Autor

Eullir da Silva Bento, Secretaria de Estado de Educação e Desporto - SEED/RR

Mestrando em Ensino de Ciências na Universidade Estadual de Roraima (2020), Licenciando em Licenciatura Intercultural na Universidade Federal de Roraima (2019), Especialista em Docência para Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Roraima (2022); Especialista em Ciências da Natureza e suas tecnologias e o Mundo do Trabalho (2022);Especialista em Metodologias para EaD pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2022); Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2019), Licenciado em Biologia pelo Centro Universitário Claretiano (2018) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Roraima (2015). Professor Efetivo da Secretaria de Educação e Desporto de Roraima, indío macuxi.

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Publicado

2023-08-10