Tecnologias digitais e currículo de ciências da natureza: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.118465.91-101

Resumo

O presente artigo trata de um estudo comparativo entre os conteúdos de Ciências da Natureza dos anos finais do Ensino Fundamental (7º, 8º e 9º), presentes na Base Nacional Comum Curricular do Brasil e dos conteúdos das Ciências Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico Português, presentes nas Aprendizagens Essenciais da Direção Geral da Educação Portuguesa. Tal investigação enquadra-se no âmbito de uma pesquisa documental por meio de uma análise de conteúdo dos documentos legais dos Ministérios da Educação correspondentes de cada país e faz parte de um Estágio Extracurricular executado na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. Os resultados foram expostos de modo a entender as semelhanças e disparidades dos conteúdos abordados nos currículos de ambos os países. Com o presente trabalho verificou-se que os conteúdos abordados entre Brasil e Portugal em Ciências da Natureza, não são equivalentes nos 7º, 8º e 9º anos, levando a concluir que a área de Ciências possui múltiplas formas de ser ensinada. Percebeu-se ainda que a integração das tecnologias digitais no currículo, uma realidade no contexto português, brevemente fará parte do currículo brasileiro.

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Biografia do Autor

Vitor Gonçalves, Instituto Politécnico de Bragança

Doutor em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Professor do Instituto Politécnico de Bragança (IPB)/Portugal, Investigador no Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB-IPB).

Fábio Moda Magoni, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Brasil. Possui período de graduação sanduíche no Instituto Politécnico de Bragança.

Luana Cristina Barbieri da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Licenciada em Ciências Biológica.

Ana Claudia Loureiro, Instituto Politécnico de Bragança

Doutora em Educação.

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Publicado

2023-03-22