Guia didático sobre metodologias ativas no ensino: um relato de experiência a partir da monitoria em curso de graduação
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.218570.24-33Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar relato de experiência de monitoria acadêmica, com ênfase na pesquisa realizada por alunos pertencentes ao curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), durante a disciplina de Didática, que culminou com a construção de um guia didático. O artigo apresenta percurso formativo de acadêmicos-monitores, de ensino, a partir de suas práticas e do desenvolvimento de pesquisa exploratória, de abordagem quantiqualitativa, apoiada em pesquisa bibliográfica e de campo, com aplicação de um questionário semiestruturado, com 10 (dez) perguntas abertas e fechadas. Durante o projeto, os monitores buscaram investigar a percepção do nível de conhecimento dos discentes quanto às metodologias ativas, a evolução destes em relação à disciplina e o papel dos monitores no processo formativo da turma. Como resultados, constatou-se que a turma após a disciplina teve um contato maior com as metodologias ativas, demostrando interesse em continuar ou começar a fazer uso destas enquanto futuros docentes, assim como demonstrou interesse em adquirir ainda mais conhecimento acerca delas, o que influenciou diretamente na iniciativa da equipe de monitoria em elaborar um guia. Desta forma, tal pesquisa resultou na elaboração de um produto educacional, um guia didático contendo informações acerca de metodologias ativas, que pode ser utilizado pelos professores no planejamento de suas aulas. Diante do exposto, conclui-se que o objetivo do artigo foi plenamente alcançado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.