Dyslexic Aba: a game to help children with dyslexia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.218642.16-23

Resumo

This article presents a game to help professionals in the field of Education and Psychology using the Applied Behavior Analysis methodology in teaching literacy to children with dyslexia. The game is aimed at dyslexic children, aiming to improve learning and the achievement of reading and writing, aiming to challenge the user to form scrambled words with inverted, similar or facing down letters according to a picture shown, such as the word "car”, which for the dyslexic will show “artrph”. together with some inverted or rotated "r", the word size increases as the user changes levels, the game uses a "drag and drop" style, in which the user drags the letter from the shuffled frame and places it in the proper position to form the word. The methodology does not adopt negative stimuli "Game Over" and in parallel works with positive stimuli using sound and visual effects and obtaining points. The application has a functional logical structure that is easy to use, contextualizing different environments of a house, with personalized design, standardized, animated and colorful objects, uniting gameplay, education, teaching and positive stimuli in the literacy process of dyslexic people.

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Biografia do Autor

Francisco Adelton Alves Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Programa dePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)

Doutor em Biotecnologia (RENORBIO/UFPI). Mestrado em Engenharia da Computação e Sistemas (UEMA), Especialista em Redes de Computadores (FSA) e Docência do Ensino Superior (FACID). Atualmente Docente efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA. Membro dos Grupos de Pesquisas do IFMA: Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) e Núcleo de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão em Matemática. Consultor ad hoc (FAPEMA/PATRONAGE). Compõe o corpo de docentes permanentes do Mestrado Profissional em Educacao Profissional e Tecnol6gica ofertado em rede nacional do IFMA, o Banco de Avaliadores SETEC-MEC, do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e do Comitê Científico Institucional do IFMA. Tem experiência nas áreas Ciências Exatas e da Terra e Interdisciplinar, com ênfase em Educação Tecnológica e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orientador e membro de projetos de Iniciação e Pesquisa: PIBIC Ensino Superior e Médio, PIBITI Ensino Médio, além de coordenação Projeto Institucional. Membro do Comitê Científico Institucional do IFMA. Consultor das plataformas de Ensino a Distância: Blackboard e Moodle, em Instituições Educacionais e Corporativas. Tem experiência em Educação e Tecnologia, Inteligência Computacional, Processamento de Imagens e Aprendizado de Máquina. Autor de Programa de Computador, com registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), coordenador Adjunto Local PRONATEC/MEDIOTEC, campus Codó.

Schalcher, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Doutor em Engenharia e Ciência de Alimentos, Docente do Programa de Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Rainan Carneiro , Instituto Federal de Educação e Ciência e Tecnologia do Maranhão

Graduando, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

 

Pedro, Instituto Federal de Educação e Ciência e Tecnologia do Maranhão

Graduando, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

 

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Publicado

2023-08-10