Learning gamification tools for the development of students’ cognitive independence
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.218686.48-60Resumo
O objetivo do artigo é uma análise do impacto das ferramentas de gamificação de aprendizagem em instituições de ensino superior na independência cognitiva dos alunos. O estudo envolveu o método de avaliações de especialistas, o método de classificação de escalas de medição e o método de controle sistemático e autocontrole. O método de pesquisa e o método de análise de desempenho acadêmico também foram usados. O coeficiente de confiabilidade alfa de Cronbach foi usado para verificar a confiabilidade dos métodos. Seguiu-se a comparação dos resultados de ambos os grupos por meio dos testes de Cramer-Welch e χ². A comparação dos valores empíricos calculados do critério Emp com o valor crítico de 0,05 = 1,96 ao nível de significância de 0,05 mostra que Temp ≥ Tcr para os grupos comparados. Os valores empíricos do critério Emp2 calculados para os grupos controle e experimental após o experimento podem ser comparados com o valor crítico de 0,052 = 5,99 ao nível de significância de 0,05. Os resultados do estudo deram base para afirmar que a aprendizagem da gamificação é eficaz para o desenvolvimento da independência cognitiva dos alunos. Isso se deve ao alcance de um alto grau de envolvimento do aluno no processo educacional.
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