Learning gamification tools for the development of students’ cognitive independence

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.218686.48-60

Resumo

O objetivo do artigo é uma análise do impacto das ferramentas de gamificação de aprendizagem em instituições de ensino superior na independência cognitiva dos alunos. O estudo envolveu o método de avaliações de especialistas, o método de classificação de escalas de medição e o método de controle sistemático e autocontrole. O método de pesquisa e o método de análise de desempenho acadêmico também foram usados. O coeficiente de confiabilidade alfa de Cronbach foi usado para verificar a confiabilidade dos métodos. Seguiu-se a comparação dos resultados de ambos os grupos por meio dos testes de Cramer-Welch e χ². A comparação dos valores empíricos calculados do critério Emp com o valor crítico de 0,05 = 1,96 ao nível de significância de 0,05 mostra que Temp ≥ Tcr para os grupos comparados. Os valores empíricos do critério Emp2 calculados para os grupos controle e experimental após o experimento podem ser comparados com o valor crítico de 0,052 = 5,99 ao nível de significância de 0,05. Os resultados do estudo deram base para afirmar que a aprendizagem da gamificação é eficaz para o desenvolvimento da independência cognitiva dos alunos. Isso se deve ao alcance de um alto grau de envolvimento do aluno no processo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Albina Volkotrubova, International University of Kyrgyzstan, Bishkek, Kyrgyzstan

PhD of Pedagogy Sciences, Associate Professor at the Department of Linguistics, International University of Kyrgyzstan, Bishkek, Kyrgyzstan.

Olha Tymoshchuk, Bogomolets National Medical University

PhD of Chemical Sciences, Associate Professor at the Department Analytical, Physical And Colloid Chemistry, Pharmaceutical Faculty, Bogomolets National Medical University, Kyiv, Ukraine.

Oksana Struk, Ternopil National Pedagogical University

PhD of Physical and Mathematical Sciences, Associate Professor at the Department of Informatics and its Teaching Methods, Faculty of Physics and Mathematics, Ternopil National Pedagogical University, Ternopil, Ukraine.

Valentyna Shevchenko, Alfred Nobel University

PhD of Public Administration Science, Associate Professor at the Department of International Marketing, Alfred Nobel University, Dnipro, Ukraine.

Tetiana Boiaryshcheva, Uzhhorod National University

PhD of Physical and Mathematical Sciences, Associate Professor at the Department of Probability Theory and Mathematical Analysis, Faculty of Mathematics and Digital Technologies, Uzhhorod National University, Uzhhorod, Ukraine.

Downloads

Publicado

2023-08-10