Adequação didático-pedagógica de um curso EaD autoinstrucional sobre Educação Permanente em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.218821.4-15Resumo
O artigo apresenta um relato de experiência do processo de adequação didático-pedagógica de um curso na modalidade de educação a distância e autoinstrucional que se deu no contexto de integração ensino-serviço entre um programa de residência multiprofissional e uma secretaria de saúde. As proposições e posteriores transformações na oferta educacional foram realizadas com base no modelo ADDIE que consiste nas etapas de análise, desenho, desenvolvimento e avaliação. A análise contextual do curso gerou um relatório técnico que foi apresentado às professoras autoras, discutido e posteriormente implementado. Dentre as mudanças implementadas cita-se o redesenho dos objetivos de aprendizagem do curso, a criação de objetos educacionais específicos para a oferta com aderência ao modelo autoinstrucional, reformulação no modelo das atividades avaliativas e alterações de layout no Ambiente Virtual de Aprendizagem. No que se refere aos desafios encontrados, chama-se atenção para a concepção do processo avaliativo em contexto de educação permanente e a distância, além disso, a ausência de equipe pedagógica específica para a demanda educacional.
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