Adequação didático-pedagógica de um curso EaD autoinstrucional sobre Educação Permanente em Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.218821.4-15

Resumo

O artigo apresenta um relato de experiência do processo de adequação didático-pedagógica de um curso na modalidade de educação a distância e autoinstrucional que se deu no contexto de integração ensino-serviço entre um programa de residência multiprofissional e uma secretaria de saúde. As proposições e posteriores transformações na oferta educacional foram realizadas com base no modelo ADDIE que consiste nas etapas de análise, desenho, desenvolvimento e avaliação. A análise contextual do curso gerou um relatório técnico que foi apresentado às professoras autoras, discutido e posteriormente implementado. Dentre as mudanças implementadas cita-se o redesenho dos objetivos de aprendizagem do curso, a criação de objetos educacionais específicos para a oferta com aderência ao modelo autoinstrucional, reformulação no modelo das atividades avaliativas e alterações de layout no Ambiente Virtual de Aprendizagem. No que se refere aos desafios encontrados, chama-se atenção para a concepção do processo avaliativo em contexto de educação permanente e a distância, além disso, a ausência de equipe pedagógica específica para a demanda educacional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erivaldo Santos de Lima, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e Residência em Saúde da Família pela mesma Instituição. Possui especialização em Informática na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e em Educação a Distância pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Aperfeiçoamento em Saúde Pública e Vigilância em Saúde pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP), Gestão Municipal do SUS pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA) e em Produção de Recursos Autoinstrucionais para EaD pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Teresa Cristina Carvalho dos Anjos, Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU/AL)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (1994), Mestre em Ensino na Saúde Universidade Federal de Alagoas (2015), Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (2002); em Serviço Social e Política Social pela Universidade de Brasília (2002); em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (2013). Coordenadora do PET Saúde Interprofissionalidade Secretaria Municipal de Saúde Maceió/UFAL. Atua como Assistente Social na Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas na função de vice coordenadora da Comissão de Integração Ensino - Serviço (CIES) (desde set 2007). Experiência profissional na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Educação Permanente em Saúde, Educação em Saúde, Políticas Públicas, Gestão e Assistência em Saúde. 

Maria Quitéria Pugliese de Morais Barros, Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU/AL)

Graduada em Odontologia pela UFAL (1989), Mestre em Ensino na Saúde pela UFAL (2013), Especialista em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde (2017); em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde pela UFRGS (2015); em Processos Educacionais na Saúde com ênfase na Facilitação de Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem na Gestão da Clínica no SUS pelo Hospital Sírio-Libânes (2013); em Gestão de Sistema e Serviços de Saúde pela UFAL (2004); em Saúde Pública pela URP (2002). Atua como assessora técnica da Comissão Estadual de Integração Ensino e Serviço - CIES/ESTADUAL da SESAU e colaboradora da Faculdade de Medicina no Núcleo de Saúde Pública da UFAL. Tem experiência na área de Educação Online, Gestão das Politicas Públicas, Educação Permanente, Atenção à Saúde, Saúde Coletiva, Formação no SUS.

Tânia Kátia de Araújo Mendes, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Mestrado em Saúde Pública - Fundação Osvaldo Cruz/FIOCRUZ (2009). Graduação em Enfermagem - Universidade Federal de Alagoas (1979); Especialização em Saúde Pública FIOCRUZ 1982; Especialização em Docência para o Ensino Superior - CESMAC; Especialização em Educação Profissional/Enfermagem - FIOCRUZ (2003). Docente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (2016 até os dias atuais) Vice-líder do grupo de pesquisa em Educação e Gestão em Saúde; Coordenadora do Projeto de Extensão Vigilância e Tecnologias em Saúde - VIGITECS: Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde - UNCISAL.

Maria Lucélia da Hora Sales, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Alagoas (1984), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP (2011). Doutorado em Ciências pela UNIFESP. Atua como docente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde-UNCISAL. Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNCISAL. Coordenou o Núcleo de Assessoramento à Gestão Pedagógica da Pró Reitoria Acadêmica Adjunta de Graduação do CESMAC. Foi Diretora da Atenção a Saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Maceió-AL. Membro do Grupo de Pesquisa em Administração em Saúde e Gerenciamento de Enfermagem-GEPAG-UNIFESP e Membro Titular da Comissão de Integração Ensino Serviço-Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas. Docente da Pós Graduação em Gestão em Saúde e Saúde Pública da Universidade Federal de Alagoas. Coordenou o TELESSAÚDE e o Programa de Valorização da Atenção Básica da SESAU. Possui experiência em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Família e ensino na Saúde. Líder do grupo de pesquisa: Gestão e Formação em Saúde da UNCISAL (PROPEP). Tutora do PET-Saúde Interprofissionalidade

Downloads

Publicado

2023-08-10