A cultura digital na BNCC no ensino médio: uma revisão crítica da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.118828.4-16

Resumo

Na história da humanidade, nunca tivemos tantos meios de informação como hoje, graças à disseminação das tecnologias digitais. Atualmente, as informações surgem tão depressa, que não conseguimos acompanhá-las, devido a sua rapidez. Porém, mais importante do que receber a informação é transformá-la em conhecimento. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é compreender como têm sido as discussões em torno da 5ª competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – a Cultura Digital - no Ensino Médio, nos trabalhos de pós-graduação stricto sensu, a partir de uma reflexão crítica sobre as fragilidades e potencialidades das tecnologias digitais em sala de aula. Metodologicamente, adotamos a abordagem qualitativa de pesquisa, por meio de um levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), realizando a análise dos dados a partir do próprio referencial do trabalho. Com os resultados, notamos as transformações ocorridas na contemporaneidade com a utilização das tecnologias digitais como recursos e caminhos alternativos ao processo de ensino-aprendizagem. A conclusão a que chegamos é que, a utilização das tecnologias como aliadas em sala de aula é algo que traz diversas contribuições tanto para o ensino quanto para a aprendizagem, principalmente pelo seu caráter potencializador da inovação e da mudança.

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Biografia do Autor

Jhonatas Isac Pereira Lima, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação - FOPTIC/UFS/CNPq.

Camila Santana Miranda, Secretaria de Educação da Bahia

Licenciada em Letras Vernáculas, Especialista em Educação Transpessoal, Doente na Secretaria de Educação da Bahia (SEC-BA),

José Batista de Souza, FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, Docente nas Redes Municipal e Estadual do Estado da Bahia, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação - FOPTIC/UFS/CNPq, e do Grupo de Estudos Educação e Contemporaneidade - EDUCON/UFS.

 

Luiz Claudio Correia dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, Professor da Fundação Bradesco, Mmebro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação - FOPTIC/UFS/CNPq.

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Publicado

2024-04-15