O uso instrumental das redes sociais para a promoção do engajamento e aprendizagem significativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.218830.75-83

Resumo

Ao analisarmos as últimas décadas pudemos observar grandes avanços na educação online, entretanto, ainda que mudassem as ferramentas tecnológicas educacionais, os métodos de transmissão de conteúdo permaneciam os mesmos. A presente pesquisa teve o intuito e objetivo principal de compreender os desafios para o engajamento dos discentes frente a necessidade do ensino online em um cenário pandêmico que culminou no isolamento social através do uso das redes sociais para a promoção de uma aprendizagem significativa. Os problemas envolvidos diante à disruptura do ensino tradicional necessitam de metodologias criativas por parte do professor a fim de estabelecer com o aluno uma interação dinâmica estimulante. Trata-se de uma pesquisa aplicada que usou números para aclarar o problema, mas que se debruçou em uma abordagem qualitativa e em uma perspectiva de pesquisa-ação. Ao decorrer do texto são apresentadas experiências e aspectos quanto à produção de conteúdo online utilizando ferramentas triviais do cotidiano de docentes e discentes a fim de objetivar a manutenção do ensino bastando para isso a posse de um smartphone e viabilizando portanto o acesso ao conteúdo curricular , com baixo custo de implementação e amplo acesso, afinal atualmente o uso de smartphones é cada vez mais presente e com isso aplicativos de mensagens e redes sociais como WhatsApp, Instagram e Youtube estão cada vez mais acessíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato dos Santos da Costa, IFRJ, Unigranrio

Doutorando em Administração pela Universidade do Grande Rio, Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário UniCarioca, professor EBTT do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

Luciane Medeiros de Souza Conrado, UniCarioca

Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professora adjunta do Centro Universitário UniCarioca.

Caroline Pereira do Nascimento da Costa, Unigranrio; Marinha do Brasil

Mestre em Administração pela Universidade Unigranrio, Oficial da Marinha do Brasil.

Marco Aurélio Carino Bouzada, Unigranrio

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor adjunto da Universidade do Grande Rio (Unigranrio).

Downloads

Publicado

2023-08-10