Alfabetização no ensino remoto: conectando famílias e escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.319094.4-15

Resumo

A inclusão de tecnologias na educação, bem como a necessidade de ampliar o diálogo entre escola e família frequentemente foram temas em debate em estudos interdisciplinares. Com o ensino remoto, práticas de ensino mediadas por tecnologias demandaram que família e escola estreitassem laços para que as crianças pudessem ter condições de aprendizagem. O objetivo deste artigo é analisar, na perspectiva da escola e dos professores, o papel da família na assistência das atividades escolares na fase de alfabetização com a suspensão das aulas presenciais, nos anos 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19. O presente estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada com professoras alfabetizadoras e a equipe diretiva de uma instituição de ensino de Santo Ângelo (RS), visando compreender a importância do acompanhamento da família no processo de alfabetização. Com base no relato dos participantes e em referenciais teóricos sobre o tema, este estudo reconhece que o auxílio familiar foi um diferencial na aprendizagem dos estudantes, aliado, neste caso, à utilização de recursos tecnológicos. Um aspecto que se destacou foi a comunicação entre família e escola, intensificada nesse período, constituindo-se este como um dos principais meios de acompanhamento da aprendizagem das crianças durante o ensino remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Damaris Ramson Fuhrmann Seling, UFSM/ discente

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM (PPGTER-UFSM,2021 - 2023) . Possui Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UAB- UFSM, 2019), Especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2015), Especialização em Orientação Educacional pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel, 2009), Licenciatura em Pedagogia (UCPel - 2008). Tem experiência na área de educação como coordenadora pedagógica em diferentes etapas de ensino da educação básica e como professora. Atualmente atua como Coordenadora Pedagógica em uma escola da rede privada de Santo Ângelo/RS.

Vanessa Ribas Fialho, UFSM/Docente

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e é professora do programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, classificado na área de Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação. Orienta trabalhos nas linhas de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede e Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Ensino Mediado por Tecnologias Digitais, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aplicadas à educação, Educação a Distância (EaD), Objetos de Aprendizagem (OAs), Recursos Educacionais Abertos e Formação de Comunidades Virtuais.

Suzana Cristina dos Reis, UFSM/Docente

Susana Cristina dos Reis é professora associada, na Universidade Federal de Santa Maria, Doutora em Estudos Linguísticos pela UFSM. Atualmente é docente, pesquisadora e orientadora no curso de Letras-Inglês e nos Programas de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Tecnologias em Rede e no de Pós-Graduação em Letras, na UFSM. É Líder do GRPesq/CNPq NUPEAD (Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem de Línguas a distância), idealizadora e Coordeadora do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online (LabEon). Entre suas atividades acadêmicas, exerce também a função de coordenadora adjunta da Universidade Aberta, na UFSM. 

Giliane Bernardi, UFSM/Docente

Professora Associada do Departamento de Computação Aplicada - DCOM, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, atuando nos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação. Ainda, atua no Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, no Centro de Educação, estando na coordenação do programa, na gestão 2021-2023.  Possui Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul,  tendo como foco de suas pesquisas a relação entre computação e educação no desenvolvimento de tecnologias educacionais.

Downloads

Publicado

2023-12-03