Alfabetização no ensino remoto: conectando famílias e escola
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.319094.4-15Resumo
A inclusão de tecnologias na educação, bem como a necessidade de ampliar o diálogo entre escola e família frequentemente foram temas em debate em estudos interdisciplinares. Com o ensino remoto, práticas de ensino mediadas por tecnologias demandaram que família e escola estreitassem laços para que as crianças pudessem ter condições de aprendizagem. O objetivo deste artigo é analisar, na perspectiva da escola e dos professores, o papel da família na assistência das atividades escolares na fase de alfabetização com a suspensão das aulas presenciais, nos anos 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19. O presente estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada com professoras alfabetizadoras e a equipe diretiva de uma instituição de ensino de Santo Ângelo (RS), visando compreender a importância do acompanhamento da família no processo de alfabetização. Com base no relato dos participantes e em referenciais teóricos sobre o tema, este estudo reconhece que o auxílio familiar foi um diferencial na aprendizagem dos estudantes, aliado, neste caso, à utilização de recursos tecnológicos. Um aspecto que se destacou foi a comunicação entre família e escola, intensificada nesse período, constituindo-se este como um dos principais meios de acompanhamento da aprendizagem das crianças durante o ensino remoto.
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