Ensino Teka: contibuindo para o aumento do vocabulário de crianças autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.319346.103-116

Resumo

Este artigo apresenta o game intitulado “Ensino Teka” como estratégia para expansão do repertório de linguagem das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto formal e não formal de aprendizagem, associadas as funções executivas relacionadas à percepção de estímulos visuais e auditivos. A metodologia adotada foi a Applied Behavior Analysis (ABA) baseada cientificamente nos princípios fundamentais da promoção de atitudes desejadas por meio de reforços positivos, seguindo as especificações do Guia de Acessibilidade de Interfaces para Autismo (GAIA). Sua aplicação foi realizada pelos os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Unidade Integrada Monteiro Lobato, localizada no município de Paço do Lumiar - MA, tendo como público-alvo as crianças do primeiro ciclo de alfabetização, demonstrando a eficácia do aplicativo para o enriquecimento do vocabulário das crianças com TEA e a necessidade da intervenção pedagógica como forma de atendar suas especificidades, corroborando com Meyer et al. (2006) os quais afirmam a importância da individualização dos programas de intervenção, levando em conta as habilidades e limitações específicas de cada indivíduo com o referido transtorno. A pesquisa explicitou que o grau do transtorno das crianças com TEA influencia na proficiência das habilidades exigidas pelo aplicativo, entretanto, com o acompanhamento adequado é possível melhorar a capacidade de reconhecimento e associação de imagens e sons, tais evidências demonstram a necessidade de pesquisas futuros contendo maiores variedades de blocos de palavras e recompensas de estímulos visuais e sonoros objetivando a melhoria da usabilidade do game.

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Biografia do Autor

Francisco Adelton Alves Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Doutor em Biotecnologia (RENORBIO/UFPI). Mestrado em Engenharia da Computação e Sistemas (UEMA), Especialista em Redes de Computadores (FSA) e Docência do Ensino Superior (FACID). Atualmente Docente efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA. Membro dos Grupos de Pesquisas do IFMA: Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH) e Núcleo de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão em Matemática. Consultor ad hoc (FAPEMA/PATRONAGE). Compõe o corpo de docentes permanentes do Mestrado Profissional em Educacao Profissional e Tecnol6gica ofertado em rede nacional do IFMA, o Banco de Avaliadores SETEC-MEC, do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e do Comitê Científico Institucional do IFMA. Tem experiência nas áreas Ciências Exatas e da Terra e Interdisciplinar, com ênfase em Educação Tecnológica e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orientador e membro de projetos de Iniciação e Pesquisa: PIBIC Ensino Superior e Médio, PIBITI Ensino Médio, além de coordenação Projeto Institucional. Membro do Comitê Científico Institucional do IFMA. Consultor das plataformas de Ensino a Distância: Blackboard e Moodle, em Instituições Educacionais e Corporativas. Tem experiência em Educação e Tecnologia, Inteligência Computacional, Processamento de Imagens e Aprendizado de Máquina. Autor de Programa de Computador, com registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), coordenador Adjunto Local PRONATEC/MEDIOTEC, campus Codó.

Álvaro Itauna Schalcher Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Doutor em Engenharia e Ciência dos Alimentos, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Luis Fernando Maia Santos Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Doutor em Ciência da Computação, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Fernanda Aline Costa França, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), da Rede Nacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Pedro Lucas de Souza Carneiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Graduado em Ciência da Computação, Membro do Grupo de Pesquisa Alimentos, Química, Agronomia e Recursos Hídricos (AQARH).

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Publicado

2023-12-03