Avanços na educação: treinamento de anatomia humana através da realidade virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.319373.16-32

Resumo

Esta pesquisa visa à elaboração de um aplicativo de Realidade Virtual (RV) voltado à educação em anatomia humana. Contexto: A necessidade de inovar em educação é uma questão global urgente. Nesse sentido, o desenvolvimento de tecnologias que proporcionem novos meios de aprendizado se torna cada vez mais relevante, especialmente em situações em que o ensino prático presencial se mostra inviável. Solução proposta: Propõe-se a criação de um laboratório virtual de anatomia humana de baixo custo, capaz de simular a experiência de aulas práticas. Método: Foi conduzida uma pesquisa empírica para identificar as características desejáveis em um laboratório virtual de anatomia na área da saúde. Além disso, uma abordagem descritiva foi empregada para estabelecer o conteúdo adequado para um laboratório virtual focado no aparelho locomotor humano. A partir desses dados, desenvolveu-se o laboratório virtual utilizando a linguagem de programação JavaScript e a plataforma Kodular. Síntese dos resultados: A implantação de um laboratório de RV para o ensino de anatomia pode levar a economias significativas em infraestrutura em universidades públicas. Contribuições: No âmbito científico, o aplicativo desenvolvido democratizará o acesso à informação, facilitando o trabalho prático para um maior número de usuários. Além disso, contribuirá para a redução dos custos associados à aquisição de cadáveres para laboratórios práticos e à manutenção de instalações físicas em instituições públicas de ensino. Impacto na área de SI: No contexto educacional, os estudantes da área da saúde poderão explorar as vantagens e potencialidades da RV no ensino, o que pode enriquecer significativamente o processo de aprendizado prático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kauane Lysien Costa Ferreira, UFMS

Mestrado Profissional Computação Aplicada em  andamento na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Monografia da graduação intitulada: Tecnologias da Informação e o Bibliotecário do Futuro: um estudo de caso na empresa Indexar; Graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio de Sá. Graduada em Defesa Cibernética e em Investigação Forense e Perícia Criminal na Estácio. Especialista em Administração Pública pela Centro Universitário Estácio de Sá. Título do TCC: O portal da transparência no combate a corrupção no Brasil e MBA em Segurança Cibernética pelo Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI). Projeto Aplicado: Consultoria em ISO 27001. Especialista em Governança de TI pela PUC-Minas. Tem experiência na área de Ciências da Informação e Administração, com ênfase em Biblioteconomia, Administração Pública e Ciência da Computação.

Andrea Teresa Riccio Barbosa, UFMS

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993), graduação em Administração pela Universidade Católica Dom Bosco (1993), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (área de concentração engenharia biomédica) (1999), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (área de concentração Sistemas de Informação) (2004) e pós-doutorado pelo Hospital São Vicente de Paulo (2007). Atualmente é professora associada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência nas área de Engenharia Biomédica, Eficiência Energética e Sustentabilidade, Sistemas de Informação, com ênfase em Informática Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de informação, redes neurais artificiais, engenharia biomédica, engenharia clínica, segurança elétrica, eficiência energética e sustentabilidade. Integrante da FAENG (Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia). Ministra aulas no curso graduação em Engenharia Elétrica e Tecnólogo em Eletrotécnica Industrial. Faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Eficiência Energética e Sustentabilidade e do Programa de Mestrado Profissional em Computação Aplicada.

Downloads

Publicado

2023-12-03