Perfil socioeconômico e o desempenho no ENADE do curso de Administração EaD e presencial
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.319374.139-154Resumo
O objetivo da pesquisa é analisar a relação entre as variáveis socioeconômica e o desempenho dos graduandos do Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), nas modalidades presencial e Educação a Distância (EaD). As informações utilizadas envolvem 2.141 discentes do curso de Administração de ambas as modalidades, que realizaram o exame nas edições de 2009, 2012 e 2018, com participação nas provas em formação geral e componente específico. No decorrer da análise, nota-se que fatores relacionados as variáveis socioeconômicas tiveram diferenciações em seu desempenho nas duas modalidades de ensino. Nesta perspectiva, as informações levantadas na pesquisa possibilitam verificar as variáveis que divergem no desempenho no ensino superior na UFPI, por meio dos resultados apresentados pelo ENADE. Outro aspecto a destacar é a participação significativa dos estudantes na modalidade EaD, assim, como desempenho nas provas do Exame. Conclui-se que foi possível conhecer o desempenho dos perfis e suas características dos discentes que participaram do ENADE nos ciclos sob análise, cujos dados podem auxiliar na melhoria dos instrumentos de avaliação e de políticas públicas obtidos no processo formativo e avaliativo dos cursos, nas modalidades EaD e presencial.
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