Objetivos complexos: qualidade, igualdade e inclusão na pandemia

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DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.319388.128-138

Resumo

Desde a fundação da Unesco, os objetivos educativos se expandem e se complexificam, do aumento das matrículas à qualidade, igualdade e inclusão, conforme as necessidades do meio. Isto ocorre num quadro de declínio das instituições da modernidade, como a escola, e busca da sua legitimidade. Este estudo de caso focalizou, durante a pandemia, quando a educação remota se tornou indispensável, em um Agrupamento de escolas no sul de Portugal. Este tem estudantes com amplas diversidades do alunado, incluindo imigrantes e refugiadas.os, variadas diferenças socioculturais da população nacional e discentes com necessidades especiais. A pesquisa triangulou a legislação e normas, as entrevistas com as equipas intermédias e a observação de estabelecimentos. A pandemia obrigou à intensa utilização das tecnologias disponíveis. Os resultados apontam para a relativa coerência entre os vértices do triângulo, porém a distinção entre integração e inclusão não foi unânime, o que pode indicar uma simplificação dos objetivos por uma pequena parte de educadoras.es. A inclusão pode situar-se, portanto, como um valor organizacional precário, enquanto o alunado com necessidades educativas especiais pode figurar como valor “firme”.

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Biografia do Autor

Susana Oliveira Sá, Universidade Lusófona do Porto

CeID - Centro de Investigação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona de Tecnologias e Humanidades de Lisboa

Cândido Gomes, Instituto Europeu de Estudos Superiores

Doutor em Educação pela Universidade da Califórnia, Los Angeles

Professor Catedrático e diretor do Centro de Investigação do Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal

Sandra Tenil, Agrupamento de Escolas do Ministério da Educação

Mestre em Supervisão e Administração da Educação pelo Instituto Europeu de Estudos Superiores, Portugal.

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Publicado

2023-12-03