Objetivos complexos: qualidade, igualdade e inclusão na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.319388.128-138Resumo
Desde a fundação da Unesco, os objetivos educativos se expandem e se complexificam, do aumento das matrículas à qualidade, igualdade e inclusão, conforme as necessidades do meio. Isto ocorre num quadro de declínio das instituições da modernidade, como a escola, e busca da sua legitimidade. Este estudo de caso focalizou, durante a pandemia, quando a educação remota se tornou indispensável, em um Agrupamento de escolas no sul de Portugal. Este tem estudantes com amplas diversidades do alunado, incluindo imigrantes e refugiadas.os, variadas diferenças socioculturais da população nacional e discentes com necessidades especiais. A pesquisa triangulou a legislação e normas, as entrevistas com as equipas intermédias e a observação de estabelecimentos. A pandemia obrigou à intensa utilização das tecnologias disponíveis. Os resultados apontam para a relativa coerência entre os vértices do triângulo, porém a distinção entre integração e inclusão não foi unânime, o que pode indicar uma simplificação dos objetivos por uma pequena parte de educadoras.es. A inclusão pode situar-se, portanto, como um valor organizacional precário, enquanto o alunado com necessidades educativas especiais pode figurar como valor “firme”.
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