Discussões do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) no contexto da pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.319471.47-60

Resumo

O objetivo do texto é apresentar e problematizar as questões debatidas nas lives promovidas pelo Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) no contexto da pandemia da COVID-19. O MIEIB organizou sua atuação virtualmente, por isso nos debruçamos a analisar as gravações das lives promovidas pelo movimento, identificando convidados, temas e possíveis implicações ao campo da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com análise documental das gravações disponíveis no canal do YouTube durante os anos de 2020 e 2021. As lives dedicaram-se a discussões de temas voltados aos desafios da docência na pandemia, à reafirmação dos princípios e finalidades da Educação Infantil e necessidade de seu financiamento público, ao uso de livros didáticos no trabalho com as crianças pequenas e outros aspectos da conjuntura vivida pela etapa, incluindo-se as condições de retorno dos atendimentos presenciais durantes e após a pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil/GEPEDIN/UNICENTRO/CNPq.

Jerusa Cartelli, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Pedagoga, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/ UNICENTRO.

Downloads

Publicado

2023-12-03