As práticas interdisciplinares na educação na saúde no cenário de aprendizagem a distância: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.119474.42-52

Resumo

Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar a colaboração das práticas interdisciplinares na Educação na Saúde no cenário de aprendizagem a distância. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), partindo da questão norteadora: “Qual a colaboração das práticas interdisciplinares na Educação na Saúde no cenário de aprendizagem a distância?”. A busca foi realizada em fevereiro de 2023 onde foram identificados 25 estudos, em português e inglês, nos últimos cinco anos. Foram selecionados sete artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Os estudos incluídos foram realizados, em sua maioria, com estudantes de graduação e pós-graduação e foi percebida a dificuldade de integração entre teoria e prática na Saúde. Todos os estudos demonstraram a prática da interdisciplinaridade como desafiadora, mas que contribui para a formação de profissionais ativos e críticos. E que, através do uso da aprendizagem a distância, as práticas interdisciplinares fortalecem iniciativas individuais e coletivas.

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Biografia do Autor

Edilma da Cruz Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Saúde Pública, Docente convidada para o Programa de Residência em Odontologia em Saúde Coletiva da SESAU-Recife

Ricardo Hugo Gonzalez, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Saúde Pública, Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2024-04-15