Revolução educacional: tecnologias da informação e comunicação moldando saberes e reflexões para o século XXI

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DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.119640.120-130

Resumo

Na perspectiva da História da Educação, este trabalho insere-se na História da Educação e na História das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), tendo por objetivo analisar a importância das novas tecnologias para a formação dos cidadãos do século XXI, tanto no contexto educacional quanto na sociedade em geral. A abordagem metodológica adotada é de caráter qualitativo, com viés exploratório-descritivo e procedimentos de pesquisa bibliográfica. Como resultados observou-se que impulsionar a inovação e aprimorar as práticas educacionais com o uso das TICs pode promover a construção de saberes reflexivos e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o século XXI, proporcionando oportunidades de aprendizagem ao longo da vida. Portanto, faz-se necessário então, compreender os fundamentos tecnológicos e pedagógicos para garantir a formação de novos cidadãos.

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Biografia do Autor

Layse Santos Souza, Universidade Tiradentes

Mestre em Ciência da Computação, Professora do Departamento de Computação da Universidade Tiradentes (UNIT).

Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, Universidade Tiradentes

Doutora em Educação, Bolsista de Produtividade em Educação pelo CNPq, Docente no Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Tiradentes (UNIT), Líder do Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais (GPHPE/PPED/UNIT).

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Publicado

2024-04-15