Ensino remoto emergencial no ensino médio integrado: uma análise do discurso dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.319642.86-102Resumo
As transformações da sociedade, fortemente vinculadas aos avanços tecnológicos, impactaram diretamente nas formas de ensinar e aprender. Com o avanço das tecnologias da informação e comunicação, os modelos educacionais avançaram para a Educação a Distância e outras modalidades mediadas pelas tecnologias digitais. A pandemia da covid-19 impactou fortemente a vida de estudantes e professores do Ensino Médio Integrado, o qual adotou, como alternativa para garantir a continuidade dos estudos, o Ensino Remoto Emergencial. A presente investigação tem por objetivo refletir sobre a experiência vivida por um grupo de estudantes, do Ensino Médio Integrado, durante o Ensino Remoto. Nesta investigação, adotamos a pesquisa exploratória e descritiva, de cunho qualitativo, e que fez uso da metodologia de análise Discurso do Sujeito Coletivo na apreciação das manifestações dos estudantes. A análise dos discursos obtidos no estudo permitiu observar a necessidade de avançar para um modelo pedagógico que contemple as características da modalidade a distância em um novo desenho do ensino presencial, de forma a promover a autonomia e favorecer a interação entre estudante-professor e estudante-estudante em qualquer tempo e espaço educacional.
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