Ensino remoto emergencial no ensino médio integrado: uma análise do discurso dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.319642.86-102

Resumo

As transformações da sociedade, fortemente vinculadas aos avanços tecnológicos, impactaram diretamente nas formas de ensinar e aprender. Com o avanço das tecnologias da informação e comunicação, os modelos educacionais avançaram para a Educação a Distância e outras modalidades mediadas pelas tecnologias digitais. A pandemia da covid-19 impactou fortemente a vida de estudantes e professores do Ensino Médio Integrado, o qual adotou, como alternativa para garantir a continuidade dos estudos, o Ensino Remoto Emergencial. A presente investigação tem por objetivo refletir sobre a experiência vivida por um grupo de estudantes, do Ensino Médio Integrado, durante o Ensino Remoto. Nesta investigação, adotamos a pesquisa exploratória e descritiva, de cunho qualitativo, e que fez uso da metodologia de análise Discurso do Sujeito Coletivo na apreciação das manifestações dos estudantes. A análise dos discursos obtidos no estudo permitiu observar a necessidade de avançar para um modelo pedagógico que contemple as características da modalidade a distância em um novo desenho do ensino presencial, de forma a promover a autonomia e favorecer a interação entre estudante-professor e estudante-estudante em qualquer tempo e espaço educacional.

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Biografia do Autor

Rubilar Simões Junior, FURG

Doutorando em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG (com apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS), Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Licenciado em Matemática pela FURG. Atualmente é professor no Campus Rio Grande do IFRS. Endereço para correspondência: IFRS - Campus Rio Grande - Rua Eng. Alfredo Huck, 475 - Rio Grande. e-mail: rubilar.simoes@riogrande.ifrs.edu.br

Suzi Samá, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduação em Matemática Licenciatura (1997), Mestrado em Engenharia Oceânica (2001) e Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pós-Doutorado pela UFS sobre a contribuição da Neurociência Cognitiva no ensinar e aprender Estatística. Professora do Instituto de Matemática, Estatística e Física na área de Estatística da FURG. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências - FURG. Participa do grupo de pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia. Coordenou o Curso de Especialização em Ensino de Ciências Anos Finais do Ensino Fundamental - Ciência é Dez?!, ofertado pela CAPES/UAB, de 2020 a 2022. Coordenadora adjunta da área de Projetos de Vida do PNLD 2021 e Especialistas da área de matemática/estatística de Projetos Integradores do PNLD. Coordenou o Grupo de Trabalho de Educação Estatística (GT12) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) de 2015 a 2021. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e primeira secretária da Regional RS da SBEM, desde 2018. Tutora do Grupo PET Saberes Conexões Estatísticos – PET SabEst. Desenvolve pesquisa na área de Educação Estatística, implantação de tecnologias na educação e Educação a Distância. Endereço para correspondência: IMEF - FURG - Av. Itália, Km 8 - Rio Grande - RS. e-mail: suzisama@furg.br

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Publicado

2023-12-03