Tecnologia e ensino de Geografia: um estudo de caso em uma escola ribeirinha do Amazonas

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DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.119658.131-141

Resumo

O presente artigo têm por objetivo realizar uma análise dos desafios que a utilização de recursos tecnológicos no ensino de geografia enfrenta dentro da região amazônica, neste caso considerando sua importância no processo ensino-aprendizagem em facilitar para o aluno a compreensão e o desenvolvimento do olhar geográfico sobre o ambiente físico que o cerca, e analisar de forma cada vez mais interativa e precisa situações socioeconômicas e geopolíticas que moldam a sociedade moderna colocando assim o ensino de geografia ministrado no interior do Amazonas no cenário global do século XXI. A Escola Estadual Antônio Belchior Cabral, município de Barreirinha (AM) foi selecionada, como objeto de estudo por representar nitidamente a realidade da educação no interior do estado, enfrentando todos os problemas relacionados à logística, escassez de recursos tecnológicos e qualificação profissional em operação dos poucos aparelhos de mídia, sendo necessário identificar tais desafios e encontrar as possíveis alternativas para solucionar a presente precariedade do ensino de geografia nos segmentos fundamental e médio, já enraizado nas cidades e comunidades ribeirinhas espalhadas pelo interior do Amazonas, usando metodologias de observação e entrevistas para adequar melhor os resultados obtidos quanto ao rendimento de ensino.

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Biografia do Autor

João Junio Franco Mesquita, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Geografia, Professor no Colégio Militar da Polícia Militar - Unidade II, administrado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Estado do Amazonas

Kethlen Carneiro, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Licenciatura Plena em História, Pós-graduação em História e Cultura Afro-brasileira.

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Publicado

2024-04-15