Tecnologia e ensino de Geografia: um estudo de caso em uma escola ribeirinha do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.119658.131-141Resumo
O presente artigo têm por objetivo realizar uma análise dos desafios que a utilização de recursos tecnológicos no ensino de geografia enfrenta dentro da região amazônica, neste caso considerando sua importância no processo ensino-aprendizagem em facilitar para o aluno a compreensão e o desenvolvimento do olhar geográfico sobre o ambiente físico que o cerca, e analisar de forma cada vez mais interativa e precisa situações socioeconômicas e geopolíticas que moldam a sociedade moderna colocando assim o ensino de geografia ministrado no interior do Amazonas no cenário global do século XXI. A Escola Estadual Antônio Belchior Cabral, município de Barreirinha (AM) foi selecionada, como objeto de estudo por representar nitidamente a realidade da educação no interior do estado, enfrentando todos os problemas relacionados à logística, escassez de recursos tecnológicos e qualificação profissional em operação dos poucos aparelhos de mídia, sendo necessário identificar tais desafios e encontrar as possíveis alternativas para solucionar a presente precariedade do ensino de geografia nos segmentos fundamental e médio, já enraizado nas cidades e comunidades ribeirinhas espalhadas pelo interior do Amazonas, usando metodologias de observação e entrevistas para adequar melhor os resultados obtidos quanto ao rendimento de ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.