Proposta de atividade de física no formato aula invertida para graduandos em engenharia elétrica

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DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.319661.155-165

Resumo

Este trabalho é de caráter propositivo e tem o objetivo de apresentar uma Proposta de Atividade de Sala de Aula Invertida no âmbito do Ensino de Física para graduandos, na modalidade presencial, em um curso de bacharelado em Engenharia Elétrica, em uma universidade pública. A metodologia adotada se baseia no aporte de teórico-prático de sala de Aula Invertida como possibilidade de Metodologia Ativa. Por razões técnicas não foi possível a sua aplicação, mas o contexto de elaboração remonta discussões sobre conservação e transformações de energia empreendidas em sala de aula com estudantes do último período. Quando se percebeu a necessidade de ampliar o espaço-tempo da sala de aula e articular essa temática com questões práticas do curso, de modo reflexivo. Pois, o trabalho do engenheiro eletricista, como o de outros profissionais, não pode ficar reduzido à mera prática ou imitação de modelos, mas demanda articulações teoria e prática, ou seja, teoria para se refletir sobre a prática e vice-versa. Nesse sentido, a proposta se apresenta como um desafio, haja vista que uma metodologia ativa para se efetivar, depende do contexto, da intervenção docente, das experiências vivenciadas e de outras variáveis.

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Biografia do Autor

Leandro Silva Moro, Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ituiutaba

Graduado em Física, modalidade Licenciatura, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais (MG) (2002-2006). Especialista em Ensino de Ciências, UFU (2009-2010). Mestre (2011-2013) e Doutor em Educação (2017-2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UFU). Professor Temporário na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) (2022-atual), unidade Ituiutaba-MG. Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) (2022- atual), na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor e Pesquisador membro da Sociedade Brasileira para Pesquisa e Estudo em Terapia Celular (SOCELL). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC), institucionalmente vinculado à UFS. Parecerista Ad Hoc dos periódicos: Revista Internacional de Educação Superior (UNICAMP); Somma - Revista Científica do Instituto Federal do Piauí (IFPI); Revista Interfaces da Educação Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)/Unidade Universitária de Paranaíba; Revista ACTIO - Docência em Ciências, da UTFPR; e Em Tese: Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSP/UFSC). Tem experiência nas áreas de Físca Geral e Radiológica, Formação Docente, Apropriações e usos de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) com fins Educativos e Ensino-Aprendizagem de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino-Aprendizagem de Física (Física Geral, Física das Radiações, Física Aplicada ao Radiodiagnóstico e a Radioproteção); Formação Docente e Práticas Pedagógicas; TDIC no Ensino de Ciências.

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Publicado

2023-12-03