Proposta de atividade de física no formato aula invertida para graduandos em engenharia elétrica
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.319661.155-165Resumo
Este trabalho é de caráter propositivo e tem o objetivo de apresentar uma Proposta de Atividade de Sala de Aula Invertida no âmbito do Ensino de Física para graduandos, na modalidade presencial, em um curso de bacharelado em Engenharia Elétrica, em uma universidade pública. A metodologia adotada se baseia no aporte de teórico-prático de sala de Aula Invertida como possibilidade de Metodologia Ativa. Por razões técnicas não foi possível a sua aplicação, mas o contexto de elaboração remonta discussões sobre conservação e transformações de energia empreendidas em sala de aula com estudantes do último período. Quando se percebeu a necessidade de ampliar o espaço-tempo da sala de aula e articular essa temática com questões práticas do curso, de modo reflexivo. Pois, o trabalho do engenheiro eletricista, como o de outros profissionais, não pode ficar reduzido à mera prática ou imitação de modelos, mas demanda articulações teoria e prática, ou seja, teoria para se refletir sobre a prática e vice-versa. Nesse sentido, a proposta se apresenta como um desafio, haja vista que uma metodologia ativa para se efetivar, depende do contexto, da intervenção docente, das experiências vivenciadas e de outras variáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.