A formação continuada docente na EJA: ensino de frações com sequência didática e jogos digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.119695.17-29

Resumo

As práticas educacionais voltadas para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), especialmente no ensino de frações, vêm encontrando dificuldades no sentido de implementar metodologias que possam auxiliar e facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, este estudo quantitativo teve como objetivo propor uma metodologia de ensino que ajude a abordar o conteúdo matemático em turmas do Ensino Fundamental da EJA. O levantamento dos dados revelou a necessidade de letramento digital desse público para o uso da Sequência Didática e dos jogos digitais, o que visa a melhoria do ensino do conteúdo fracionário e o atendimento das demandas específicas do ensino na atualidade. A intenção foi que os professores adquirissem a capacidade e/ou habilidade de explorar os recursos em sala de aula, incentivando o uso constante em todos os aspectos do processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que a aplicação de programas e plataformas digitais podem tornar o ensino das frações mais atrativo, dinâmico, lúdico e significativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Regina Tavares Gonçalves Brito, Fundação Municipal de Educação de Niterói- FME

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação, Professora da Educação Básica na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME) e na Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí (SEMED).

Sheila da Silva Ferreira Arantes, Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA)

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Informática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Diretora do Instituto de Educação Coliado do Saber (Rio de Janeiro/RJ),

Paulo Victor Rodrigues de Carvalho, Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA)

Doutor em Engenharia de Produção, Pesquisador do Instituto de Engenharia Nuclear, Professor do Programa de Pós Graduação em Novas Tecnologias Digitais na Educação do Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA).

Antônio Carlos de Abreu Mól, Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA)

Doutor em Engenharia Nuclear, Chefe da Divisão de Ensino do IEN/CNEN, Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Nucleares (PPGIEN), Diretor de Pesquisa e Inovação do Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA),

 

Downloads

Publicado

2024-04-15