Cartilha digital sobre cultura surda: uma proposta de ampliação do diálogo entre surdos e ouvintes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.319708.33-46

Resumo

Resumo: Este trabalho apresenta uma contribuição para uma comunicação exitosa entre estudantes surdos e ouvintes por meio de um produto educacional “Cultura Surda: Curiosidades”, que é uma cartilha digital para alunos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio na Educação Profissional e Tecnológica, que foi validada por especialistas. Foi adotada uma abordagem qualitativa através de uma pesquisa bibliográfica e interventiva. Os resultados foram tratados pela metodologia de análise de conteúdo e apontam que as informações contidas na referida cartilha digital contribuem para a disseminação da cultura surda e a inclusão de surdos, em diferentes contextos e modalidades educacionais. Portanto, essa cartilha tem relevância tanto na formação dos sujeitos surdos quanto dos ouvintes, pois visa torná-los cidadãos mais partícipes e próximos da cultura um do outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alda Maria Coimbra Aguilar Maciel, IFRJ

Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão na grande área de Letras, com ênfase na Linguística Sistêmico-Funcional e nos estudos da Gramática do Design Visual. Atua, principalmente, nos seguintes domínios: ensino e aprendizagem de língua portuguesa e inglesa para fins gerais e específicos (EFL e ESP), sob as óticas da multimodalidade, das multiliteracias, em especial da literacia visual crítica. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), é professora de Língua Inglesa no Ensino Médio Técnico e na Licenciatura em Química do Campus Duque de Caxias e também ministra as disciplinas Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e Criatividade e Inovação em Educação Profissional e Tecnológica no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal (ProfEPT), no Campus Mesquita. Ainda no IFRJ, é conselheira suplente da área de Linguística, Letras e Artes do Conselho Acadêmico de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (CAPOG), líder do Grupo de Pesquisa Ciência, Tecnologia e Linguagens no Ensino de Línguas (CTL-EL) e representa a instituição no Projeto Quality in Language Learning (QuILL), que é financiado pela Comissão Europeia.

Albertina Campos Pinho Faria, Secretaria Municipal de Educação / Município de Nova Iguaçu

Albertina Campos Pinho Faria é mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRJ–Campus Mesquita. Especialista em Políticas Públicas em espaços escolares pela UFRJ e em Supervisão Escolar. Graduada em Pedagogia. Atuou como Orientadora Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos, na função de Coordenadora de Aprendizagem e Orientadora Educacional em escolas no município de Nova Iguaçu e como Coordenadora Pedagógica nos cursos do PRONATEC na FAETEC - CVT Austin. Trabalhou como Tutora do CEFET (Curso de Especialização em Educação Tecnológica) e Professora-tutora pela UNIRIO em curso de Extensão e Especialização. No momento, exerce atividades no setor administrativo da escola. Interessada em questões culturais, sociais e inclusivas para aprimorar os conhecimentos e disseminar saberes.

Downloads

Publicado

2023-12-03