Educação como um direito humano e perspectivas freireanas: inclusão, diversidade e participação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2023.23.319710.61-71

Resumo

Este artigo discute a educação em direitos humanos e sua relação com a perspectiva da inclusão e participação dos (as) estudantes à luz da pedagogia freireana. Trata-se de uma reflexão teórica, fundamentada nos conceitos de Paulo Freireeducação libertadora e concepção dialógica – à medida que discorremos sobre os direitos humanos, inclusão e educação libertadora e sobre o direito à participação dos estudantes na escola como intrínseca ao movimento de inclusão. Considera-se urgente que os educadores revisitem as obras do autor na intenção de fortalecer a sua ação em favor da educação para todos, visando à inclusão e participação. Espera-se, com este texto, contribuir com possibilidades de pedagogias outras.

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Biografia do Autor

Michele Morgane de Melo Mattos, Universidade Federal de Sergipe

Técnica em Assuntos Educacioonais da Universidade Federal de Sergipe, lotada na Pró-Reitoria de Graduação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE-UFF); mestra em Diversidade e Inclusão (CMPDI-UFF); graduada em Pedagogia (FPD). Pesquisas na área de Educação e Inclusão. 

Débora dos Reis Silva Backes, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe; Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (1997). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (2021). Membro do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva (NÚPITA/UFS). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura e Subjetividades (GPECS-UFS). Pesquisadora da área Gênero, Maternagem, Inclusão, Educação e Diversidade. Especializanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

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Publicado

2023-12-03